01 de Dezembro de 2016 - 15h:52

Tamanho do texto A - A+

Itaú e Bradesco são as marcas mais valiosas em 2016, diz ranking

Edição deste ano investigou o segredo das marcas para crescer na crise. Havaianas e Renner teve os maiores crescimentos.

A Interbrand, consultoria de marcas, anunciou nesta quinta-feira (1) o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2016. As cinco primeiras posições ficaram com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Já as marcas que mais cresceram de 2015 para 2016 foram Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas. Itaú (Foto: Reprodução Globo News) Itaú (Foto: Reprodução Globo News) Itaú (Foto: Reprodução Globo News)

Duas novas marcas integram o ranking deste ano, CVC e Magazine Luiza, ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente. A CVC foi a primeira marca do setor de agências de viagens a entrar no ranking. Já o Magazine Luiza retornou à lista, após ter saído em 2015. Quinze das 25 marcas apresentam uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, sete tiveram um crescimento de dois dígitos em seus valores de marca: Renner e Havaianas, com 17% (a maior variação positiva); Ipiranga, com 16%; a vice-líder do ranking, Bradesco, com 15%; Lojas Americanas, com 14%; Cielo, com 12% e Bohemia, com 10% (veja ranking completo abaixo).

“Enquanto a economia brasileira encolhe, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu 5,4% este ano. O portfólio, que valia R$ 104 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 110 bilhões, reforçando a importância da gestão de marcas bem feita em momentos de crise.” afirma André Matias, diretor de estratégia da Interbrand. Em 2016, o estudo tratou sobre Crise e Crescimento e lançou um olhar para as marcas que enxergaram na maior crise das últimas décadas a oportunidade para estreitar laços com os consumidores brasileiros e se valorizar ainda mais. “Mais do que nunca, a construção de uma marca forte tem a ver com resiliência. Entender o status quo não será suficiente. Será preciso estar disposto a desafiá-lo e mudá-lo, sempre”, diz Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo.

Veja a ordem das marcas mais valiosas e a variação do valor:

Itaú: 8% Bradesco: 15% Skol: 9% Brahma: 4% Banco do Brasil: 2% Natura: 1% Antarctica: 3% Petrobras: -17% Vivo: -8% Cielo: 12% BTG Pactual: -27% Lojas Americanas: 14% Renner: 17% Ipiranga: 16% Casas Bahia: -16% Porto Seguro: 2% Havaianas: 17% Extra: -7% Hering: -9% Totvs: -1% Bohemia: 10% CVC Rede: -9% Magazine Luiza Localiza: 7%
VOLTAR IMPRIMIR