02 de Dezembro de 2016 - 15h:45

Tamanho do texto A - A+

Dívida com cartão de crédito leva devedor a mutirão de renegociação de dívidas

Por: G1



23% ficaram inadimplentes por problemas no pagamento de boleto e carnê. Maioria atribui dívida ao desemprego e faz parte da classe DE.

A maioria (60%) dos consumidores que compareceu ao mutirão “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na cidade de São Paulo, desde o dia 25 de novembro, com a intenção de negociar suas dúvidas, buscou a renegociação motivada pelo cartão de crédito. A constatação é de levantamento realizado no próprio local pela entidade.

O mutirão termina neste sábado (3) e já recebeu 14 mil pessoas. A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo cresceu 1,8% de janeiro a outubro, segundo a Boa Vista. De acordo com o levantamento, 23% dos que compareceram ao mutirão nos primeiros dias ficaram inadimplentes por problemas no pagamento de boleto e carnê. Entre os que se endividaram por não pagamento de boleto, 60% deixaram de saldar seus compromissos referentes a telefone, TV por assinatura e serviços de internet, enquanto 16% não pagaram mensalidades escolares; 13% não saldaram conta de celular e 8% de telefone fixo. Já os 35% que ficaram inadimplentes por causa do carnê não conseguiram pagar compras de móveis e eletrodomésticos.

A maior fatia (82%) dos consumidores foi ao mutirão para negociar valor ou juros da dívida e 8% compareceram para tentar conseguir maior prazo para pagamento. Além disso, 48% disseram que a restrição ao nome aconteceu em consequência do desemprego, enquanto 30% atribuíram a inadimplência ao descontrole financeiro e 7% emprestaram o nome a terceiros. E 55% tinham apenas uma dívida a renegociar.

Perfil

O levantamento da Boa Vista SCPC revela que a maioria dos consumidores que foi ao mutirão é da classe DE (67%), tem carteira de trabalho assinada (56%), com idade entre 25 e 34 anos (34%). Entre eles, 31% se deslocaram da Zona Sul para o Centro de São Paulo, local onde acontece o mutirão, enquanto 20% são das Zonas Norte e Leste. Houve equilíbrio entre os gêneros (55% de homens e 45% de mulheres), e entre consumidores casados (42%) e solteiros (41%).

Mutirão

Local: Estacionamento do Shopping Light – região central de SP (entrada pela Rua Formosa – próximo ao Viaduto do Chá) Horário: das 10h às 19h Até o dia 3 de dezembro Para participar, o consumidor deverá levar apenas um documento com foto (RG/CNH), além do CPF, para a realização da consulta do nome e identificação das dívidas que poderão ser negociadas no próprio local, diretamente com o credor.
VOLTAR IMPRIMIR