07 de Abril de 2008 - 16h:49

Tamanho do texto A - A+

Novo presidente do STJ toma posse hoje à tarde

A posse ocorre às 16h no Pleno do Tribunal e contará com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Por: Última Instância

O comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) muda de mãos na tarde desta segunda-feira (7/4). O ministro Raphael de Barros Monteiro Filho passa a presidência da Corte ao ministro Humberto Gomes de Barros. O ministro Cesar Asfor Rocha assume a vice-presidência. A posse ocorre às 16h no Pleno do Tribunal e contará com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Pela primeira vez na história do STJ, a instituição será comandada por dois representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O fato inédito na história judiciária brasileira foi festejado pelo presidente nacional da classe, Cezar Britto, pois, como disse após a eleição de ambos magistrados em março, o advogado “defensor da cidadania e, nos termos da Constituição (artigo 133), ‘indispensável à administração da Justiça’, está mais próximo da sociedade, compartilhando seus dramas e anseios. Sua presença na magistratura aproxima-a mais do cidadão comum, favorecendo a materialização do ideal de justiça”.

A posse da nova presidência do STJ também inova na composição da mesa principal na solenidade. Além dos chefes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e do representante da Procuradoria-Geral da República, desta vez a composição inclui o presidente nacional da OAB.

VOLTAR IMPRIMIR