20 de Maio de 2008 - 14h:42

Tamanho do texto A - A+

Procon Estadual e Anvisa encerram projeto sobre medicamentos genéricos

Por: Secretaria de Estado de Fazenda

Os bons resultados do Projeto Anvisa garantiram a renovação do convênio firmado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT). Durante reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (19.05), na sede do Procon Estadual, os representantes da Anvisa e do Procon analisaram a pesquisa feita em farmácias e drogarias de Cuiabá, de janeiro a dezembro de 2007, sobre a comercialização dos medicamentos genéricos. O reinício dos trabalhos deve ocorrer em janeiro de 2009.

Durante a pesquisa, técnicos da Anvisa e a equipe de fiscalização do Procon verificaram, em cerca de 90% das farmácias e drogarias de Cuiabá, quais os medicamentos genéricos estavam sendo comercializados, a presença do farmacêutico no estabelecimento, a disponibilidade da lista de medicamentos genéricos ao consumidor, o fracionamento de medicamentos e a tabela de preços atualizada dos remédios.

Os resultados mostraram índices positivos da comercialização dos medicamentos na capital. Os técnicos encontraram os 168 princípios ativos pesquisados em 97% por cento das farmácias. Setenta por cento dos estabelecimentos contavam com a presença de um farmacêutico e 81% delas forneciam a lista de medicamentos genéricos ao consumidor. Em relação à lista de preço atualizada de todos os remédios, o índice foi de 75%.

“Os resultados obtidos em Mato Grosso foram satisfatórios, pois ficaram acima da média nacional”, destacou o gerente de Monitoramento de Mercado da Anvisa, Bruno Abreu.

Em comparação com outras Capitais do país onde o projeto foi realizado, Cuiabá fica na frente na maioria dos itens pesquisados. Em João Pessoa apenas 28% das farmácias contam com a presença do farmacêutico, e no Rio de Janeiro, apenas 47% oferecem a lista de genéricos atualizada, por exemplo.

Para a secretária adjunta de Cidadania, Vanessa Rosin, o resultado do Projeto Anvisa foi muito satisfatório. “Os técnicos do Procon ganharam mais conhecimento sobre os medicamentos genéricos e realizamos um trabalho importante em esclarecer a população sobre a acessibilidade destes remédios devido ao seu baixo custo”, ressaltou.

Também participaram da reunião a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Maria Ilca da Silva Moitinho, o gerente de Fiscalização do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo e a gerente Técnica do Procon, Eneide da Cruz Modesto.

PALESTRAS - O Projeto Anvisa também levou conhecimento ao interior do Estado. Palestras sobre os direitos do consumidor e os medicamentos genéricos foram ministradas em 26 municípios de Mato Grosso e atingiu um público de 22.160 pessoas. A meta inicial era ministrar palestras em 22 municípios, para um público de 15.900 pessoas.

A palestra de encerramento ocorreu na manhã desta quinta-feira (19.05), no Colégio Presidente Médici. Os 160 alunos do ensino médio aprenderam sobre direito do consumidor e medicamentos genéricos. Os estudantes receberam a revista “As Aventuras do Procópio e Sua Turma no Mundo dos Genéricos”. A publicação foi elaborada pelos técnicos do Procon com o objetivo de despertar o consumo consciente dos genéricos no público infanto-juvenil.

Para mais informações sobre o Projeto Anvisa procure o Procon Estadual. A sede está situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av do CPA) nº 917 – Ed Eldorado Executive Center – no bairro Araés. O telefone gratuito do órgão é 151.
VOLTAR IMPRIMIR