22 de Julho de 2008 - 18h:36

Tamanho do texto A - A+

Indústria catarinense obtém concessão de recuperação judicial

Por: Ícone Comunicação

A Incobel, empresa madeireira de Timbó (SC), conseguiu a concessão de recuperação judicial em Santa Catarina. A recuperação judicial pode ser uma saída para esse setor, permitindo a continuidade dos ativos produtivos da região e os princípios protegidos na nova lei.

Conforme o advogado da ERS Consultoria e Advocacia, Euclides Ribeiro, o Plano de Recuperação elaborado pela ERS para esta empresa catarinense não sofreu oposição, mesmo prevendo consideráveis sacrifícios dos credores da recuperanda.

“Foram apenas 149 dias desde o dia em que entramos com o processo até o fim do mesmo, com a homologação judicial do Plano de Recuperação, fazendo com que o objetivo da lei fosse cumprido. A empresa entra em recuperação, negocia rápido com seus credores e inicia o cumprimento do plano, sem traumas ou lentidão. Fazendo assim com que o mercado confie no instituto da recuperação”, explicou Ribeiro.

Foi equacionado um passivo de R$ 11 milhões, com condições de pagamento que efetivamente permitem a recuperação da empresa. Uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) vai ser criada em 10 dias para que, com o resultado operacional, sejam pagos os credores na ordem de preferência prevista na lei.

Paralelamente, várias concessões foram efetuadas pelos credores, sendo permitido o pagamento de alguns em até 15 anos. Verbas trabalhistas serão todas pagas em até um ano.

Em vista de novos contratos de exportação, os proprietários da empresa acreditam que um novo ciclo se iniciou. “Hoje, contando com 160 empregados, a Incobel pretende atender o mercado internacional como fazia há cinco anos, com produtos de qualidade a preço baixo”, revelou um dos proprietários, Sr. Arthur Benthien.

VOLTAR IMPRIMIR