19 de Setembro de 2008 - 13h:40

Tamanho do texto A - A+

JUROS: Projeções recuam com novas medidas dos EUA

Por: Invest News - Maria de Lourde Chagas

SÃO PAULO, 19 de setembro de 2008 - As projeções de juros embutidas nos contratos de Depósitos Interfinanceiros (DI) negociados na BM&FBovespa apontam forte queda, principalmente, na curva mais longa de juros, repercutindo as medidas adotadas pelas autoridades monetárias norte-americanas para fazer frente à crise financeira. O DI de janeiro de 2010, o mais líquido, apontava taxa anual de 14,78%, ante 15,30% do ajuste anterior.

O Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje a criação de um programa temporário para sustentar o mercado monetário, já que existe uma preocupação de que a indústria de fundos de investimento possa ser afetada pela crise financeira global.

Em relatório a Gradual corretora, ressalta que a medida é extremamente positiva. Ao agir diretamente nos balanços dos bancos, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) restaura a confiança no sistema e faz a roda do interbancário voltar a girar.

Pela manhã, o Fed anunciou um plano para recompra de obrigações de dívida relacionadas às agências hipotecárias americanas Fannie Mae e a Freddie Mac de certas instituições financeiras.

Internamente, os investidores atribuem também o recuo na curva de juros futuros à desvalorização da moeda norte-americana decorrente da pronta ação do Banco Central (BC) de retomar os leilões de venda de dólares. "A ação é positiva porque dá liquidez aos mercados neste momento de forte desmonte de posições", comentou um operador, ponderando que os leilões poderam trazer algum equilíbrio ao mercado, mas sem força para zerar os efeitos da crise.

(Maria de Lourdes Chagas - InvestNews)

VOLTAR IMPRIMIR