11 de Novembro de 2008 - 19h:03

Tamanho do texto A - A+

Atuação global exige cuidados especiais

Por: Valor Economico

Uma pesquisa global realizada pela Ernst & Young, em parceria com a Oxford Analytica, identificou os dez maiores riscos estratégicos que podem impactar a indústria automotiva nos próximos cinco anos. Controle de custos e pressões do fluxo de caixa está em terceiro lugar. "Transformar os riscos em oportunidades é o maior desafio para as empresas do setor automotivo, afirma o sócio da Ernst & Young Rene Martinez. 

Martinez lembra que as empresas estão crescendo muito fora da Europa e dos Estados Unidos, suas regiões de origem. "Quando essas companhias investem nos mercados emergentes têm de levar em conta muitos aspectos locais", afirma o consultor. No Brasil, por exemplo, essas multinacionais precisam ficar atentas à complexidade da estrutura de impostos. 

Atuar em mercados externos, lembra o consultor, traz ameaças de ordem política, financeira, operacional, aduaneira, lingüística e cultural. O estudo ouviu especialistas de diversos países, incluindo o Brasil. 

"Entendemos como risco estratégico um desafio que poderia causar perda financeira ou enfraquecer a posição competitiva de uma empresa. Transformar esses riscos em oportunidades é o maior desafio para as empresas, ainda mais no momento em que estamos passando", afirma Martinez. 

O controle de custos em conjunto com as pressões no fluxo de caixa aparece como um dos riscos estratégicos para o setor. As empresas são pressionadas a reduzir custos, principalmente agora com a crise econômica global. "Como resposta, os especialistas ouvidos apontam alternativas como reduções de custos de matérias-primas através de processos de compras globais", diz o estudo. 

VOLTAR IMPRIMIR