30 de Junho de 2009 - 12h:34

Tamanho do texto A - A+

General Motors pede autorização para vender activos à New GM

Por: Daniela Teles Fernandes

A General Motors recorre hoje ao tribunal de falências norte-americano para receber autorização sobre a venda dos seus activos à companhia que lhe vai suceder, a New GM.

A venda dos activos da General Motors à New GM irá permitir continuação das suas operações com as unidades da Chevrolet e Cadillac, assim como o acesso a 60 mil milhões de dólares (42,5 mil milhões de euros) de financiamento por parte do Tesouro norte-americano, que passará a deter 60 por cento do capital.

A GM advoga, nos documentos entregues ao tribunal, que o processo de venda à New GM é uma forma de evitar uma crise sistémica na indústria automóvel norte-americana, Ou seja, a companhia defende que, dadas as suas dimensões, o fim de todas as suas operações poderia provocar o colapso em todo o sector nos Estados Unidos.

A companhia já encerrou 13 das suas fábricas de montagem há mais de 11 semanas, a fim de cortar o nível de produção e não acumular stocks, até que a venda dos espaços seja autorizada pelo tribunal.

Existem concessionários da General Motors que não serão abrangidos pela New GM, assim como as marcas Hummer, Saturn e Pontiac que já têm acordos para serem vendidas.

A GM adianta que metade dos obrigacionistas concorda com a venda, pois têm a expectativa de que a recuperação seja maximizada pelo novo accionista.

VOLTAR IMPRIMIR