07 de Julho de 2009 - 11h:29

Tamanho do texto A - A+

Frigorífico em Colíder volta a operar e deve reintegrar 500 trabalhadores

Por: Só Notícias - Leandro J. Nascimento

Aproximadamente 500 trabalhadores da indústria frigorífica de Colíder (160km de Sinop) devem ser reconduzidos aos seus cargos nos próximos meses para atuarem na linha de produção e abate de bovinos. O frigorífico Independência, cuja planta estava paralisada desde o mês passado, foi adquirido pela Guaporé Carnes, empresa atuante em Mato Grosso e também nos Estados do Acre, Rondônia e Pará.

Se os trâmites burocráticos estiverem sanados ainda nesta semana é possível iniciar o abate de gado na segunda-feira. “O frigorífico Guaporé adquiriu o patrimônio do Independência e passa a administrá-lo. Acertamos as últimas documentações para começar [os serviços] o mais rápido possível”, declarou o empresário Creudevaldo Birtch. A nova aquisição do Guaporé custou, aproximadamente, R$ 60 milhões.

A reativação dos abates gera expectativas para a cidade e também pecuaristas. A pecuária é uma das principais matrizes econômicas de Colíder. No entanto, a atividade foi prejudicada após sérios problemas que se instalaram sobre o setor frigorífico.

O frigorífico Independência entrou com pedido de Recuperação Judicial no dia 27 de fevereiro. Conforme a Associação dos Criadores de Mato Grosso, tem uma dívida de mais de R$ 50 milhões com 600 pecuaristas de Mato Grosso. Na época em que as atividades de abate e desossa foram paralisadas a indústria apontou que "os fechamentos e as reduções nestas unidades são parte de um programa em andamento de ajuste das operações do Independência à realidade do mercado atual".

Também em Colíder, o grupo JBS/Friboi está reativando o frigorífico Quatro Marcos que tem capacidade para abater Colíder, de 850 animais/dia. O número de empregos que será gerado não foi informado. A unidade de Colíder também produzirá sebo para fabricação de biodiesel. Não foi confirmado quando deve ser entrar em funcionamento.

VOLTAR IMPRIMIR