08 de Julho de 2009 - 12h:49

Tamanho do texto A - A+

Serasa: número de pedidos de falência registra alta de 14,87% em junho

Segundo o levantamento, houve um total de 224 requerimentos, contra 195 em igual período do ano passado

Por: Info Money

O número de pedidos de falências no País apresentou alta de 14,87% em junho último, na comparação com o mesmo mês de 2008. Os dados foram divulgados pela Serasa nesta quarta-feira (8).
Segundo o levantamento, houve um total de 224 requerimentos, contra 195 em igual período do ano passado. As falências decretadas apresentaram queda de 4,22% no período analisado: foram 71 decretos contra 74 no sexto mês de 2008.
Recuperações
Em junho, os pedidos de recuperação judicial totalizaram 57 eventos, o que representa uma alta de 147% em relação aos 23 requerimentos do mesmo mês do ano anterior.
Com relação às recuperações judiciais deferidas, foram 42 no sexto mês deste ano, contra 20 no mesmo mês de 2008, o que representa uma alta de 110%.
No que se refere às recuperações judiciais concedidas, por sua vez, foram verificados sete casos, ao passo que, no mesmo período do ano passado, não foram registradas recuperações concedidas. De acordo com os analistas da Serasa, as recuperações deferidas e concedidas de junho refletem a conjuntura anterior, quando os reflexos da crise se mostravam mais fortes.
Em relação às recuperações extrajudiciais requeridas, três eventos foram registrados em junho deste ano, e um caso foi registrado no mesmo mês do ano passado. Já quanto à homologação de recuperação extrajudicial não houve casos no mês passado e apenas uma homologação foi registrada no mesmo mês do ano passado.
Acumulado do ano
No acumulado de janeiro a junho, quanto às falências requeridas, não houve variação na comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento mostra que houve um total de 1.169 requerimentos, contra 1.170 nos primeiros seis meses do ano passado. Já as falências decretadas tiveram queda de 19% no período analisado: foram 405, contra 482 decretos, na mesma base comparativa.
Ainda considerando o acumulado até junho, os pedidos de recuperação judicial totalizaram 391 eventos, contra 137 analisados no primeiro semestre do ano passado, um aumento de 185%. Para os técnicos da Serasa, o aumento deve-se ainda aos efeitos da crise, destacando-se como principais fatores: menor oferta de crédito doméstica e internacional, queda da atividade econômica e recessão das economias envolvidas.
Em relação às concessões de recuperação judicial, foram registrados 43 eventos no período analisado, com alta de 616% sobre as 6 concessões verificadas entre janeiro e junho de 2008.
Já quanto aos pedidos de recuperação extrajudicial, foram seis eventos este ano (contra cinco no mesmo período do ano passado) e três homologações, o que denota estabilidade na mesma base comparativa.
Argumentação
Para os técnicos da Serasa Experian, a melhora no consumo, a redução dos juros e a maior entrada de capital externo ainda não geraram fôlego ante aos problemas financeiros das empresas.
Os analistas observaram também que, mesmo com as empresas tendo dificuldades, o quadro não é mais grave que aquele apresentado no primeiro semestre do ano passado, quando a conjuntura econômica era mais favorável.
O número de requerimentos de falência registrado em junho é maior que o verificado em maio devido a casos mais afetados pela crise e pela possibilidade de utilização desse instrumento como pressão para cobrança.
Os analistas apontam que a inadimplência das empresas ainda está elevada, mas perde fôlego.

VOLTAR IMPRIMIR