06 de Agosto de 2009 - 13h:44

Tamanho do texto A - A+

Falências caem, mas recuperação judicial sobe

Por: O Globo

Um número positivo, outro negativo sobre as empresas brasileiras. Os pedidos de falência recuaram para 216 em julho, abaixo das 226 solicitadas no mês anterior. Mas os pedidos de recuperação judicial cresceram em julho: foram 72 pedidos, ante 57 no mês imediatamente anterior.

O pedido de recuperação judicial ocorre quando uma empresa encontra-se em situação de insolvência, ou seja, não consegue pagar dívidas com bancos e fornecedores. Com a recuperação judicial, a empresa fica blindada das cobranças. É um instrumento novo no Brasil. A Varig foi a primeira a utilizá-lo.

De janeiro a julho, foram solicitados 1.385 pedidos de falência, número superior aos 1.353 do primeiro semestre do ano anterior. Já as falências decretadas apresentaram queda: de janeiro a julho de 2009 foram 472 decretos, contra 559 nos sete primeiros meses do ano anterior.

Os dados são da Serasa. Os técnicos acreditam que, confirmada a recuperação da economia, os indicadores de insolvência das empresas devem regredir, a exemplo do apontado pelas falências, na variação mensal.

 

VOLTAR IMPRIMIR