07 de Agosto de 2009 - 11h:04

Tamanho do texto A - A+

Número de pedidos de falências recua para 216 em julho, diz Serasa

Por: Vanessa Dezem - Valor Online

Diminuiu em julho o número de pedidos de falências das empresas brasileiras. Foram registrados 216 requerimentos no mês passado sendo que, em junho, este número tinha sido de 224.

Os dados foram divulgados hoje pela Serasa Experian. O levantamento mostra que, no período, as falências decretadas registraram 67 eventos, contra 71 no mês anterior.

"Tais quedas se devem à melhora econômica, fundamentada na volta gradual do crédito, nos juros mais baixos e no crescimento da atividade devido ao aumento de consumo e produção em determinados setores", afirmou a empresa, em nota.

As recuperações judiciais requeridas, em contrapartida, apresentaram crescimento, saindo de 57 registros em junho para 72 em julho, "mostrando que os bons sinais econômicos ainda não são generalizados".

As recuperações judiciais concedidas se mantiveram no mesmo patamar na passagem do mês, com 7 eventos em julho. No período, não houve nenhum pedido de recuperação extrajudicial.

A pesquisa mostrou ainda que, no acumulado do ano, foram registrados 1.385 pedidos de falências, nível maior do que os 1.353 observados no mesmo período do ano passado. Com relação às falências decretadas, o número caiu de 559 de janeiro a julho de 2008 para 472 em igual período deste ano.

Os pedidos de recuperação judicial somam 463 ocorrências nos sete primeiros meses de 2009, em comparação com 159 pedidos em igual intervalo do ano passado.

VOLTAR IMPRIMIR