19 de Agosto de 2009 - 09h:22

Tamanho do texto A - A+

Minerva aponta indícios de reversão do ciclo pecuário

Por: Agência Estado

São Paulo, 18 - O diretor presidente do frigorífico Minerva, Fernando Galletti Queiroz, disse hoje que a companhia já percebe reversão do ciclo pecuário. No ano passado, houve uma forte alta dos preços do boi gordo, que permanecem em níveis historicamente elevados.

Entre 2005 e 2006, a baixa rentabilidade da atividade levou pecuaristas a reduzir investimentos e fechar matrizes, o que provocou recolhimento do rebanho, escassez de bois para abate e aumento dos custos dos frigoríficos."Vemos reversão do ciclo. A diferença entre os preços de boi e vaca está em torno de 6%. Isso mostra que há retenção de matrizes e que o mercado começa a ter uma oferta maior de bezerros e animais jovens", disse o executivo.

A saída de grandes frigoríficos do mercado e a entrada de algumas empresas em recuperação judicial foram fatores que contribuíram para diminuir a pressão sobre os preços da matéria-prima. Além disso, conforme observou relatório do Minerva, o início do período de seca também causou um impacto no preço do boi gordo, pois o pecuarista aumenta a oferta na estiagem, evitando que o animal perca peso no pasto seco. Especialistas no mercado estimam, no entanto, que a reversão do ciclo pecuário será mais visível a partir do próximo ano, quando o aumento da oferta de boi gordo será mais significativo.

VOLTAR IMPRIMIR