17 de Setembro de 2009 - 09h:51

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Demanda das empresas por crédito cai em agosto puxada por micros e pequenas empresas

Queda em agosto foi a primeira desde fevereiro de 2009

Por: Indicador Serasa Experian

Depois de cinco altas consecutivas, a procura das empresas por crédito recuou 4,3% em agosto de 2009 na comparação com o mês anterior (julho/09). De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito a queda em agosto foi determinada pela diminuição de 4,5% experimentada pela demanda de crédito das micros e pequenas empresas que, segundo os técnicos da Serasa Experian, ainda encontram dificuldades de acesso ao crédito junto ao Sistema Financeiro Nacional, situação que deve se reverter com a entrada em operação do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).

Também contribuiu para a queda da demanda das empresas por crédito em agosto/09 a menor quantidade de dias úteis verificados em relação a julho/09: 21 contra 23.

Em termos de variação anual, isto é, contra o mesmo mês do ano passado, agosto de 2009 apresentou recuo de 4,0%. No acumulado dos primeiros oito meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi de 5,8% frente ao mesmo período de 2008, o melhor desempenho até agora no ano de 2009 por este critério de comparação.

A região que apresentou o maior recuo na demanda das empresas por crédito em agosto foi o Centro-Oeste, com variação de -9,2% em relação ao mês anterior, seguida pela região Norte com queda de 7,0%. As empresas da região Nordeste diminuíram em 3,6% as suas procuras por crédito no mês passado, ao passo que as quedas nas regiões Sul e Sudeste foram de 1,9% e 4,3%, respectivamente.

No acumulado de 2009, as empresas da região Norte estão com a menor queda em termos de demanda por crédito (-1,4%). Vale lembrar que esta região foi beneficiada pelas isenções tributárias determinadas pelo Governo Federal, especialmente quanto a produção industrial de eletrodomésticos e motocicletas. Em seguida temos o Nordeste com queda de 2,8%. As empresas da região Sul foram as que mais recuaram em suas procuras por crédito no acumulado do ano até agora, com queda de 8,9% no período de janeiro a agosto de 2009 frente ao mesmo período do ano passado.

 

Na classificação por porte, agosto de 2009 foi marcado pela queda de 4,5% na procura por crédito das micros e pequenas empresas. Já as médias empresas recuaram a sua demanda por crédito em 1,3%, ao passo que as grandes empresas expandiram em 0,9% as suas demandas por crédito no mês passado. Aliás, apenas as grandes empresas registram variação acumulada anual positiva em termos de demanda por crédito (alta de 1,7%). As médias empresas registram recuo de 4,7% ao passo que as micros e pequenas empresas apresentam queda de 6,0% em suas procuras por crédito no período de janeiro a agosto de 2009 contra o mesmo período de 2008.

 

Na análise por setor econômico, Serviços recuou em 9,9% a sua demanda por crédito em agosto/09 ante o mês anterior. As quedas apresentadas pela Indústria (-1.9%) e Comércio (-0.1%) foram bem menores. No acumulado do ano, todos os três segmentos registram quedas muito semelhantes em suas procuras por crédito, oscilando ao redor de 6,0%.

Metodologia do indicador

Empresas

Construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, cerca de 1,2 milhão, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte. 

Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

A Serasa Experian reafirma o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600 profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável.

 

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