25 de Setembro de 2009 - 13h:11

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Perdas decorrentes de fraudes recuam 41,2% e somam R$ 72 milhões até agosto, revela Serasa Experian

Por: Serasa Experian

O montante de perdas provenientes de fraudes contra empresas no acumulado de janeiro a agosto de 2009 foi de R$ 72 milhões, aproximadamente 41,2% menor do que os R$ 122,53 milhões registrados no mesmo período do ano passado. As fraudes foram o tema do workshop realizado nesta quarta-feira, 23 de setembro, na sede da Serasa Experian, em São Paulo. O objetivo do evento foi abordar como as empresas podem se prevenir de perdas mercantis e de crédito e apresentar as mais avançadas ferramentas e estratégias para identificação de inconsistências comerciais.

O workshop contou com as presenças do estatístico da Serasa Experian, Carlos Adriano Rocha, especialista em fraudes, que apresentou um raio-X da fraude mercantil e de crédito; e do gerente Executivo da Unidade de Negócios Pessoa Jurídica da empresa, Júlio Cesar Leandro, que palestrou sobre como reduzir fraudes nas operações mercantis e de crédito com empresas. A abertura e o encerramento do evento foram feitos pelo presidente da Unidade de Negócios Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Laércio de Oliveira.

Os setores de confecções, materiais de construção, alimentos, informática e autopeças foram os mais visados pelos fraudadores nesse primeiro trimestre de 2009, por serem de produtos de mais fácil comercialização. A maioria dos casos concentrou-se nas regiões Sudeste e Sul, seguidas pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

O presidente da unidade de Negócios Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Laércio de Oliveira, atribui a redução do montante de prejuízos com fraudes de janeiro a março deste ano a dois fatores principais. Um deles é a queda no crescimento do crédito a Pessoa Jurídica nesse período, de 0,6%, contra 5,1% no primeiro trimestre de 2008. O outro fator, diretamente relacionado à atividade da Serasa Experian, é o aprimoramento de suas ferramentas para detecção cada vez mais rápida e eficaz de ações inconsistentes de empresas no mercado.

“Esses números revelam que as empresas têm conseguido ser mais ágeis e eficientes na identificação de inconsistências de dados e informações que representam riscos e podem resultar em perdas mercantis, tanto no momento da venda a prazo quanto na aceitação de novos clientes”, afirma Laércio de Oliveira. Como exemplo dessas inconsistências, o executivo cita a existência de mais de um endereço para a empresa ou outras empresas atreladas ao mesmo endereço, a divergência dos dados cadastrais da empresa ou dos sócios e comportamentos fora do padrão de mercado.

A prevenção contra riscos e prejuízos dessa natureza, segundo Laércio de Oliveira, passa pela rigorosa validação de dados cadastrais da empresa e de seus sócios.

A Serasa Experian é sinônimo, no Brasil, de soluções para todo o ciclo de negócios, com profundo conhecimento do mercado brasileiro e conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Facilita mais de 4 milhões de negócios por dia, para cerca de 400 mil clientes diretos ou indiretos.


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