30 de Setembro de 2009 - 12h:47

Tamanho do texto A - A+

GM anunciará venda da marca Saturn nesta quarta, diz jornal

Por: EFE

A fabricante americana de veículos GM (General Motors) vai anunciar nesta quarta-feira (30) a venda da marca Saturn à operadora de concessionárias Penske Automotive Group --segundo maior distribuidor de veículos dos Estados Unidos--, segundo reportagem do "The Wall Street Journal" em sua página da internet.

No início de junho, a GM havia anunciado o acordo preliminar de venda da marca à Penske, que vai ficar com as operações de serviço, autopeças e distribuição da Saturn, mas não suas unidades de produção.

No último dia 18, o jornal "The Detroit News" informou que as 340 concessionárias da Saturn tinham recebido acordos de vendas e serviço da Penske, o que indicava um acordo imediato de venda.

A Penske opera 310 franquias nos Estados Unidos e no resto do mundo, e vende 40 marcas de automóveis.

No dia 1º de junho deste ano, a GM pediu proteção judicial oferecida pelo capítulo 11 da Lei de Falências americana --o equivalente à concordata, ou à recuperação judicial no Brasil. No dia 10 de julho, a empresa anunciou a saída da proteção judicial.

O plano de reestruturação da GM envolve a eliminação das marcas Hummer, Saab, Pontiac e Saturn.

No mês passado, a montadora confirmou ter chegado a um acordo para vender a subsidiária Saab, da Suécia, para a fabricante Koenigsegg Automotive, empresa sueca especializada em carros de alta performance.

Sobre a Pontiac, a GM decidiu deixar de produzir os modelos, em vez de vender a marca. Para a Hummer, a GM continua buscando um comprador, depois que o acordo provisório alcançado com uma empresa chinesa não se concretizou.

VOLTAR IMPRIMIR