01 de Outubro de 2009 - 09h:29

Tamanho do texto A - A+

Marfrig negocia a compra do frigorífico Independência

Por: O Estado de São Paulo

A Marfrig Alimentos planeja expandir sua atuação no segmento de carne bovina no Brasil. Depois de arrendar 11 unidades dos frigoríficos Margen e Mercosul, o grupo negocia agora a aquisição do Independência, que enfrenta um processo de recuperação judicial.

No entanto, uma eventual aquisição esbarra no alto endividamento da companhia, de R$ 3,5 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões sem garantias. A concretização do negócio dependeria da aprovação do plano de recuperação judicial do Independência, que será apreciado em assembleia de credores na próxima segunda-feira. Segundo fontes do setor, as duas empresas estariam negociando enquanto esperam que o plano de recuperação seja aprovado.

Mas o Marfrig também não é o único interessado no Independência: o Friboi também tem interesse caso o frigorífico consiga equacionar a questão do endividamento. Hoje, o Independência tem sob sua administração 11 unidades de abate, das quais apenas duas estão em operação, uma em Janaúba (MG) e outra em Rolim de Moura (RO).

Apesar de estar com sua operação bastante reduzida, as unidades do Independência são consideradas bem estruturadas e localizadas em regiões onde a pecuária tem forte presença. As duas unidades ainda em funcionamento têm juntas capacidade de abate de 1,9 mil cabeças por dia. Já a capacidade instalada total do Independência é de 9,3 mil cabeças por dia.

No entanto, a Marfrig não estaria interessada apenas na capacidade instalada do Independência. O negócio ainda envolveria os cinco armazéns, as três indústrias de couro, que juntas têm uma capacidade de beneficiamento de 10 mil peles por dia, e também as duas indústrias de carne seca, com capacidade de 1,7 mil toneladas por dia. Com isso, a Marfrig reforçaria a presença no setor bovino e entraria no mercado de couro no Brasil.

VOLTAR IMPRIMIR