04 de Novembro de 2009 - 10h:20

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Crédito às empresas volta ao normal até o final do primeiro trimestre de 2010, diz Serasa Experian

Crédito ao consumidor segue forte até o final do ano de 2009

Por: Indicador Serasa Experian

  1. Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas avançou 0,8% em setembro/09, a oitava alta consecutiva, atingindo o patamar de 99,6. A proximidade deste indicador do nível 100 aponta que, num horizonte de seis meses, o volume de concessões reais de crédito às empresas (concessões nominais deflacionadas pelo IPCA) deverá estar completamente normalizado. Hoje, o volume de concessões de crédito às empresas encontra-se 7% abaixo do normal, girando na casa dos R$ 93 bilhões/mês ao passo que a curva da tendência de longo prazo aponta para um volume real mensal da ordem de R$ 100 bilhões/mês.

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O crédito às empresas foi duramente atingido pela crise financeira internacional devido ao fechamento das fontes externas de recursos, seja pela impossibilidade de emissões primárias de bônus corporativos no mercado internacional de capitais, seja pelos repasses indiretos via captações da rede bancária doméstica no exterior. Além disto, a própria contração do PIB entre o 4º trimestre de 2008 e o 1º trimestre de 2009 bem como elevação da inadimplência no âmbito das empresas também contribuíram para o estreitamento do mercado de crédito das pessoas jurídicas no país

Todavia, no atual contexto de recuperação dos mercados financeiros internacionais e dos primeiros sinais de redução da inadimplência das pessoas jurídicas, a concessão de crédito às empresas coloca-se em rota de recuperação daqui até o final do primeiro trimestre de 2010. 

  1. Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 1,2% em setembro de 2009, atingindo o valor de 103,3. A queda em agosto foi a terceira consecutiva deste indicador após ter atingido o pico de 105,9 em junho de 2009.

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O fato do indicador ter atingido o pico em junho aponta para um natal altamente favorável para o comércio. Isto porque o apetite por crédito do consumidor deverá  ainda se manter estimulado não apenas pelo maior grau de confiança das pessoas físicas como também pelas condições mais favoráveis pelo lado da oferta de crédito (encargos declinantes e prazos mais dilatados).

Entretanto, as recentes quedas do Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, apontam que o ritmo de concessões reais de crédito com recursos livres às pessoas físicas, continuará crescendo, porém num ritmo mais brando do que o registrado ao longo dos últimos meses (indicador acima de 100, mas caindo). Tal desaceleração relaciona-se com alguns fatores: o fim do período de relaxamento monetário, o término de alguns estímulos fiscais anti-crise e o provável deslocamento das pessoas físicas do crédito do consumo para o investimento (crédito habitacional), oferecido basicamente com recursos direcionados, tendo em vista a recuperação do mercado imobiliário. 

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. Hoje, as ondaletas são adotadas em diversos campos, como a física (dinâmica molecular, astrofísica, geofísica -– previsão de terremotos, mecânica quântica), processamento de imagem (análise de EEG e DNA, clima, reconhecimento da fala e visão artificial) e compressão de dados (o JPEG 2000 utiliza essa técnica).

No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva. 

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com 

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