12 de Novembro de 2009 - 10h:34

Tamanho do texto A - A+

Queda da inadimplência do consumidor deve desacelerar a partir do segundo trimestre de 2010, diz Serasa Experian

Inadimplência das empresas começará a cair

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor caiu 0,2% em setembro de 2009, a décima queda mensal consecutiva. Com este recuo, o indicador atingiu o valor de 98,6 o menor desde março de 2008, mês que o indicador registrou o patamar de 97,9.

As sucessivas quedas do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor e o seu rompimento abaixo do nível 100 a partir de junho de 2009 sinaliza que a atual trajetória de redução dos níveis de inadimplência bancária das pessoas físicas (percentual da carteira de crédito com atraso superior a 90 dias) deverá prosseguir durante o quarto trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010.

Entretanto, as reduções mensais estão ficando cada vez menos intensas, o que pode ser entendido como um prenúncio de que a atual trajetória de queda da inadimplência do consumidor deverá perder fôlego a partir do segundo trimestre de 2010, tendo em vista que o rápido aumento do endividamento observado ao longo dos últimos meses (aumento na aquisição de automóveis e bens duráveis), estimulado pelas medidas oficiais de combate à crise, não foi acompanhado de elevação, em magnitude semelhante, da massa de rendimentos. 

Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência das Empresas caiu 7,4% em setembro, o sétimo recuo mensal consecutivo, atingindo o valor 98,6.

As recentes quedas deste indicador sinalizam que a inadimplência das pessoas jurídicas (percentual da carteira de crédito com atraso superior a 90 dias) entrará em declínio durante o 4º trimestre de 2009 e o 1º trimestre de 2010. A retomada da atividade econômica, reequilibrando do fluxo de caixa das empresas, é o principal fator a determinar este processo. 

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva. 

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. 

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br 

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com 

VOLTAR IMPRIMIR