23 de Novembro de 2009 - 11h:44

Tamanho do texto A - A+

Inadimplência de empresas tem em outubro menor elevação do ano, diz Serasa

Por: Folha Online

A inadimplência das empresas teve em outubro crescimento de 4,3% no confronto com o mesmo mês de 2008, a menor elevação no ano nesse comparativo, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira.

Segundo os analistas da Serasa, a perda de fôlego da inadimplência das pessoas jurídicas, desde junho, foi motivada pelo melhor quadro da inadimplência das pessoas físicas e a volta gradual do crédito às empresas, com juros mais baixos.

As exportadoras, no entanto, ainda encontram dificuldades por causa da valorização do real ante outras moedas e pela queda da demanda externa, em virtude da recessão e do baixo crescimento nas grandes economias, destacam os especialistas.

No comparativo com setembro, a inadimplência teve uma pequena variação (0,8%). Já no acumulado de janeiro e outubro, o acréscimo foi de 24,3%. Não há um prazo definido para ser considerado inadimplente na metodologia adotada pela Serasa. O devedor entra nas estatísticas quando o credor envia a informacao ao banco de dados da empresa.

A expectativa dos técnicos para o final do ano é de continuidade da queda na inadimplência das empresas já que a economia está mais aquecida. Os analistas ressaltam, entretanto, que as melhores condições do crédito e a perspectiva de crescimento do país em 2010 já favorecem a retomada dos investimentos suspensos devido à crise.

De janeiro a outubro deste ano, o ranking de representatividade das dívidas das empresas foi liderado pelos títulos protestados, com 41,6% de participação, seguido de cheques sem fundos (38,8%) e débitos com bancos (19,6%).

VOLTAR IMPRIMIR