26 de Novembro de 2009 - 11h:31

Tamanho do texto A - A+

Ericsson compra ativos GSM da Nortel na América do Norte

Por: Euan Rocha e Helena Soderpalm - Reuters

A Ericsson e a austríaca Kapsch CarrierCom vão comprar ativos de tecnologia celular da Nortel Networks, a concordatária fabricante canadense de produtos para telecomunicações.

O acordo de 103 milhões de dólares é o mais recente em uma série de vendas de ativos anunciados pela Nortel, que fez um pedido de recuperação judicial em janeiro. Em vez de reestruturar seus negócios, a empresa optou por leiloar ativos para pagar credores.

A Nortel, que no passado chegou a ser a maior fabricante de equipamentos para telecomunicações da América do Norte, informou que a venda dos ativos de GSM e GSM-R está sujeita à aprovação judicial nos Estados Unidos e Canadá.

O GSM é o padrão de tecnologia celular mais difundido no mundo. O GSM-R é uma tecnologia usada em ferrovias.

Se os tribunais aprovarem a venda, a Ericsson comprará ativos GSM norte-americanos da Nortel por 70 milhões de dólares enquanto a Kapsch pagará 33 milhões de dólares pelos ativos GSM e GSM-R restantes.

A operação acontece depois da Ericsson ter comprado por 1,3 bilhão de dólares as tecnologias CDMA e LTE, de redes celulares de próxima geração, da Nortel no início deste mês.

A Nortel informou que cerca de 680 funcionários receberão ofertas de trabalho da Ericsson e da Kapsch. A companhia espera que a operação seja concluída no primeiro trimestre de 2010.

Os ativos GSM da Nortel tiveram receita de 400 milhões de dólares em 2008.

VOLTAR IMPRIMIR