07 de Dezembro de 2009 - 12h:35

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Indústria espera volta de cliente grande em 2010

Por: Alexandre Inácio - Valor

A mudança no perfil da venda de tratores neste ano permitiu que um camada de agricultores tivesse acesso à tecnologia. Essa, no entanto, não deve ser a tendência do mercado para 2010. As montadoras já traçam planos para atender a demanda de clientes que precisam de máquinas de maior potência, diante da retomada dos investimentos das usinas de cana-de-açúcar, superada a crise mundial, e do equacionamento de pelo menos parte das dívidas dos grandes produtores do Centro-Oeste.
"Em 2010 teremos um mercado para tratores acima de 100 cavalos bastante ativo, diferente deste ano. Além disso, as licitações públicas com o ano eleitoral devem puxar a média de potência para cima, com vendas de tratores de até 120 cavalos", afirma Francesco Pallaro, vice-presidente da New Holland para América Latina.
O crescimento, contudo, não será muito expressivo. A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê para 2010 um tímido crescimento de 1% sobre 2009, que deve fechar com vendas de 54 mil unidades. Segundo Milton Rego, vice-presidente da Anfavea, existem fundamentos que sustentariam um desempenho melhor, como os preços internacionais, mas o dólar em baixa e as contínuas renegociações das dívidas limitam o crescimento. "Por enquanto, não vamos uma luz no fim do túnel e por isso o crescimento será modesto", afirma.
Mesmo com a expectativa de recuperação de vendas de grandes máquinas, entre as fabricantes existe um outro consenso. O resultado de 2010 pode ser melhor se o governo prorrogar o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para máquinas agrícolas, especialmente porque o ano-safra termina apenas em junho. O plano termina no fim do ano e, por enquanto, o BNDES informou que não tem planos para a prorrogação.
"Os grandes produtores de soja e cana adiaram para 2010 seus investimentos por conta da crise mundial. Se mantivemos o PSI nas bases deste ano poderemos ver no ano que vem um desempenho melhor do que foi 2009", afirma Valdir Melo, gerente de planejamento de marketing para América Latina da Valtra.
Apesar de a indústria não ter do governo a garantia de manutenção dos incentivos, novos produtos estão sendo desenvolvidos para atender os produtores que precisam de mais potência. "Ainda em dezembro lançaremos um trator novo, na faixa de 140 cavalos a 215 cavalos, para atender a demanda de clientes com esse perfil já em 2010", diz Carlito Eckert, diretor comercial Massey Ferguson.
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