30 de Dezembro de 2009 - 11h:31

Tamanho do texto A - A+

Ações da JAL batem mínima recorde com preocupação sobre colapso

Por: Invertia

As ações da Japan Airlines caíram até 11% e revisitaram patamar recorde mínimo nesta terça-feira, pressionadas por preocupações de investidores sobre uma reestruturação da empresa via tribunal de falências.

A ação acabou fechando com um tombo de 8,33 por cento, a 88 ienes, depois de notícias de que o fundo de recuperação apoiado pelo Estado, que agora está analisando como poderia ajudar a JAL, estava considerando um processo de concordata como um componente de seu plano de reestruturação da companhia. O papel já perdeu quase 60% de valor este ano.

O procedimento de recuperação judicial da empresa vai provavelmente reduzir a pó o valor das ações da JAL, além de causar perdas maiores para os principais credores da companhia aérea, que inclui os três maiores bancos privados do Japão, do que um processo privado, fora de tribunal.

Uma concordata também poderia complicar as negociações da empresa com a American Airlines e com a Delta Air Lines, que estão cortejando a JAL com ofertas rivais de investimento para ganharem acesso a sua rede na Ásia e laços mais próximos em rotas Estados Unidos-Japão.

A JAL é pressionada por 1,5 trilhão de ienes (US$ 16,4 bilhões) em compromissos. Com esse nível de endividamento, até setembro, uma concordata da empresa seria a sexta maior do Japão, ficando logo atrás do colapso da rede varejista Mycal, em 2001.

O plano sendo considerado pelo fundo estatal de apoio à recuperação da empresa envolve desde oferta de financiamento para a JAL, na forma de empréstimos ou investimentos, até um pedido de concordata pela companhia.

VOLTAR IMPRIMIR