13 de Janeiro de 2010 - 10h:04

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Inadimplência das empresas deve cair no 1º semestre, revela o Indicador Serasa Experian de Perspectiva

Inadimplência do consumidor deve interromper queda

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas recuou 7,6% em novembro de 2009 atingindo o patamar de 102,1, registrando a sétima queda mensal consecutiva. Este resultado revela que a inadimplência das empresas, a qual havia subido significativamente a partir da eclosão da crise financeira internacional no último trimestre de 2008, e que já começa a esboçar sinais de declínio, prosseguirá em queda ao longo de todo o primeiro semestre de 2010.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Vários fatores conferem sustentação a esta fase de declínio da inadimplência das empresas que ora se inicia: o ritmo mais acelerado do crescimento da economia brasileira, favorecendo a geração de caixa das empresas; a atuação dos bancos oficiais no restabelecimento da oferta do crédito corporativo, seja para capital de giro quanto para investimento; a retomada das emissões de ações no mercado acionário e das captações no exterior, melhorando as condições e o leque de opções dos financiamentos empresariais; a lenta, mas consistente, recuperação da economia mundial e dos preços das commodities, favorecendo importantes segmentos do setor exportador da economia brasileira.

Vale ressaltar que tal trajetória de redução da inadimplência das empresas não deverá  ser significativamente afetada por eventual ciclo de aperto monetário, atualmente prognosticado pela grande maioria dos economistas que acompanham, no dia-a-dia, a conjuntura doméstica. Isto porque tal ciclo, se ocorrer, teria como propósito apenas recolocar a inflação de volta para a trajetória de suas metas e não interromper, abruptamente, o corrente movimento de expansão econômica.

Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência do Consumidor cresceu 0,8% em novembro de 2009, a terceira alta mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,4. Este resultado atesta que a fase cíclica atual da inadimplência do consumidor (declínio), não seguirá nesta trajetória indefinidamente. Ou seja, deve ser interrompida por volta da metade deste ano de 2010.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Tal fenômeno embasa-se não apenas no esgotamento dos efeitos da recuperação cíclica do nível de emprego sobre a inadimplência do consumidor como também pelo fato de que o rápido crescimento do endividamento das famílias, observado durante o segundo semestre de 2009, não foi acompanhado por elevação, em ritmo semelhante, da massa de rendimentos.

Entretanto, o fato do Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, em que pesem as recentes altas, encontrar-se ainda abaixo do patamar 100 sinaliza que, após a interrupção da trajetória de queda, a estabilização da inadimplência deverá ocorrer num patamar de normalidade, não representando maiores riscos à continuidade da expansão do crédito às famílias em 2010.  

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis “candidatas”, aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis “candidatas”, estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva.

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br 

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com 

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