22 de Janeiro de 2010 - 10h:34

Tamanho do texto A - A+

Qualidade de crédito das empresas interrompe queda no 4º trimestre de 2009, revela Serasa Experian

Empresas comerciais já estão com qualidade de crédito em elevação

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo - quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – ficou estável na passagem do 3º para o 4º trimestre de 2009. Assim, o indicador, criado com base nos modelos estatísticos de avaliação de risco de crédito utilizados pela Serasa Experian permaneceu no patamar de 95,50, interrompendo uma trajetória de três trimestres consecutivos de queda.

A estabilização da qualidade de crédito das empresas no 4º trimestre de 2009, proporcionada pela retomada do crescimento econômico e pela normalização da oferta de crédito às empresas, é um sinal de que deveremos presenciar, ao longo dos próximos trimestres, um processo de melhoria na qualidade de crédito das empresas.

Vale notar que o patamar de 95,50 atingido pelo Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas nos 3º e 4º trimestres de 2009 foi o mais baixo de toda a série histórica, iniciada em 2007, revelando o impacto significativo da crise financeira internacional sobre o risco de inadimplência corporativa no país.  

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, nota-se que a estabilização verificada o 4º trimestre de 2009 foi determinada pela interrupção da queda da qualidade de crédito das micro e pequenas empresas (MPEs). Isto porque, tanto para as médias quanto para as grandes empresas, verificaram-se pequenas quedas na qualidade de crédito no 4º trimestre de 2009.

Todavia, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte. 

Análise Setorial

A qualidade de crédito melhorou apenas nas empresas do setor comercial no 4º trimestre de 2009. As empresas do setor industrial mantiverem a sua qualidade de crédito inalterada no último trimestre do ano passado e as empresas de serviços registraram pequena redução (-0,1%). A retomada do crescimento da economia brasileira, impulsionada pelo consumo das famílias, favoreceu a diminuição do risco de inadimplência do setor comercial da economia no 4º trimestre de 2009. 

Entretanto, vale notar que o setor de Serviços, comparativamente aos demais setores, continua na liderança do menor risco de crédito.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Análise por Região

No corte regional, as regiões de renda mais elevada – Sudeste e Sul – continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas. Abaixo da média nacional encontram-se as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos “ratings” atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

VOLTAR IMPRIMIR