01 de Abril de 2010 - 10h:14

Tamanho do texto A - A+

Magazine Luiza tentou comprar a Insinuante antes da Ricardo Eletro

Por: Aguinaldo Novo e Fabiana Ribeiro - O Globo

Batida duas vezes pelo Pão de Açúcar (primeiro na disputa pelo Ponto Frio e, depois, na venda das Casas Bahia), o Magazine Luiza também viu naufragar o projeto de adquirir o controle da Insinuante. Antes do acordo de fusão anunciado na segunda-feira com a Ricardo Eletro, a rede baiana de eletroeletrônicos recebeu proposta da empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. As conversas não prosperaram porque o presidente da Insinuante, Luiz Carlos Batista, não abriu mão de partilhar o controle da empresa.

Batida duas vezes pelo Pão de Açúcar (primeiro na disputa pelo Ponto Frio e, depois, na venda das Casas Bahia), o Magazine Luiza também viu naufragar o projeto de adquirir o controle da Insinuante. Antes do acordo de fusão anunciado na segunda-feira com a Ricardo Eletro, a rede baiana de eletroeletrônicos recebeu proposta da empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. As conversas não prosperaram porque o presidente da Insinuante, Luiz Carlos Batista, não abriu mão de partilhar o controle da empresa.

Procurado, Batista não quis comentar o assunto. Para consultores, essa intransigência pode custar caro a agora terceira maior rede de eletrodomésticos do país, com faturamento previsto de R$ 5 bilhões em 2010. Eles sustentam que o Magazine Luiza ficou sem opção de compra de concorrentes de médio porte que o recoloquem em pé de igualdade com os líderes do mercado.

Em sua defesa, Luiza Trajano afirma que a consolidação do mercado é "um caminho natural" e que avalia proposta de aquisição de outras redes. Informações dão conta de que ela teria negociações com a centenária Pernambucanas e com as Lojas Colombo. As empresas negam a aproximação.

VOLTAR IMPRIMIR