12 de Maio de 2010 - 16h:43

Tamanho do texto A - A+

Empreendedoras são maioria no País

No Ceará, seis mulheres recebem, hoje à noite, o reconhecimento do prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por: Diário do Nordeste

No Brasil, as mulheres são mais corajosas do que os homens quando o assunto é empreendedorismo. É o que indica uma pesquisa feita em 2009 pela Global Entrepreneuriship Monitor (GEM) e coordenada pelos institutos London Business School e Babson College. Segundo o estudo, cada 100 brasileiros que decidem colocar o próprio negócio, 53 são do sexo feminino.

Além dos brasileiros, só outros dois países registraram taxas de empreendedorismo feminino mais elevadas que as masculinas: Guatemala e Tonga.

Prêmio no Estado

No Ceará, as histórias de vida de seis mulheres (quatro do Interior e duas da Capital) e a superação delas em conquistar sucesso no mundo dos negócios serão reconhecidas esta noite, através da outorga do prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa estadual, no auditório da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL). O prêmio, dado pela primeira vez em 2004, é dividido em duas categorias. Eliana Machado Oliveira de Sousa (de Russas), Alba Silvânia Gomes Lira (de Iguatu) e Francisca Sales da Silva (de Barbalha) são as selecionadas para receber o prêmio no quesito Negócios Coletivos. Já as empreendedoras Maria Clerme Kelley de Vasconcelos (de Tianguá), Narriman Borges Coelho e Graça Maria Rebouças de Oliveira (ambas de Fortaleza) recebem a homenagem no critério Donas de Pequenos Negócios.

A ideia do Sebrae, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é mostrar como é possível o empreendedorismo feminino vencer todas as inúmeras barreiras impostas pela sociedade brasileira e, ainda, através dos relatos das premiadas, inspirar outras mulheres a criar e manter seu próprio negócio.

As inscrições para o prêmio do ano que vem já estão abertas, através do site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br

VOLTAR IMPRIMIR