18 de Maio de 2010 - 12h:30

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JBS e Marfrig lucram

Por: Brasil Econômico

Os maiores frigoríficos brasileiros de carne bovina, JBS e Marfrig, começam a capturar as sinergias de suas grandes aquisições no setor de aves e suínos. O JBS prevê uma economia anual de US$ 220 milhões (cerca de RS 400 milhões) resultante da incorporação da americana Pilgrim´s Pride, enquanto o Marfrig ampliou de US$ 120 milhões para R$ 200 milhões as expectativas de sinergias para a compra da Seara.
Embora tenham puxado para baixo os balanços dos dois grupos no primeiro trimestre, Pilgrim´s e Seara foram incorporadas com margens positivas, o que deve acelerar os ganhos de escala previstos. “As sinergias apareceram muito rápido”, afirma o presidente e controlador do grupo Marfrig, Marcos Molina.
A empresa estima que já em 2010 capturará algo como R$ 60 milhões em sinergias com a compra da Seara, que foi incorporada ao grupo dia 04 de Janeiro. Unidades que pertenciam à DaGranja e à Pena Branca, adquiridas anteriormente pelo Marfrig, estão fabricando produtos com a marca Seara. Uma nova fábrica de salsicha Seara está sendo inaugurada em Jaguariúna (SP), com investimento de 30 milhões.

Embalagens

O primeiro passo, como também ocorre com a aquisição da americana Pilgrim´s Pride, é a renegociação de contratos com fornecedores, como os de embalagens e transportes. Com maior volume, as companhias estão conseguindo reduzir os custos. “Os efeitos só não foram sentidos ainda porque tínhamos estoques feitos com os preços antigos”, diz o presidente da Seara, Mayr Bonassi.

A expectativa do executivo é que as sinergias elevem a margem de geração de caixa operacional (Ebitda) para a casa de dois dígitos. No primeiro trimestre, a nova Seara teve a margem Ebitda “de dois dígitos baixos”, influenciando o resultado do grupo.

O mesmo ocorreu com a Pigrim´s Pride. “A divisão de frango nos Estados Unidos foi a única que não teve crescimento de volume no primeiro trimestre, por conta de embargos da Rússia e da China”, diz o presidente do grupo, Joesley Batista. Apesar disso, o mercado viu com bons olhos o fato da Pilgrim´s ter saído da margem negativa já no primeiro trismestre nas mãos do grupo brasileiro. “O fato de Pilgrim´s e Seara terem sido incorporadas já com margem positiva indica que elas vão começar a contribuir para resultados positivos mais rapidamente”, diz o analista Rafael Cintra, da Link Investimentos.

O JBS lida ainda com a absorção de outra grande incorporação, a do grupo Bertin. As sinergias anuais da operação são previstas em US$ 485 milhões. “A integração das empresas adquiridas está correndo normalmente”, diz o diretor de relações com investidores do JBS, Jeremiah O´Callanghan.

Por enquanto, é bom salientar, os custos da incorporação da Pilgrim´s ainda falam mais alto que suas vantagens. No primeiro trimestre, o JBS teve despesas de RS 77 milhões com a reestruturação da companhia, que estava em recuperação judicial. “Esses custos podem aparecer até o terceiro trimestre, mas os valores serão bem menores daqui para frente”, prevê o presidente da JBS USA, Wesley Batista.

O Marfrig, por sua vez, trouxe uma surpresa positiva da Seara para seu balanço trimestral: a empresa adquirida recebeu créditos tributários representados no valor de R$ 152 milhões. O lucro líquido do período, de R$ 41,7 milhões, viraria prejuízo sem o efeito não recorrente desses créditos.

Marketing

Os investidores pode até torcer o nariz para os gastos – mantidos em sigilo – do Marfrig com o marketing da marca Seara, mas não podem negar que as estretégias estão causando impacto. O novo filme publicitário da marca, com astros do Santos Futebol Clube dançando ao som do hit Single Ladies, virou sucesso instantâneo na internet. O vídeo em que Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso fazem sua tradicional dancinha de comemoração ao ritmo da música de Beyoncé teve mais de 5 milhões de acessos em menos de 96 horas no site You Tube. A propaganda está no ar em vários canais. Uma nova ação, com o programa Pânico na TV!, ofecere churrascos em um concurso em que o público enviará vídeos imitando a dancinha dos meninos da Vila Belmiro. A brincadeira agrada o público, em meio à tentativa do Marfrig de reativar a marca adquirida da Cargill no ano passado. A empresa americana havia deixado o marketing da Seara no mercado interno em um segundo plano. Já o Marfrig está tranformando o nome recém aquirido em sua marca global. Diversos novos produtos complementarão o portfólio da Seara nos próximos anos.

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