18 de Maio de 2010 - 12h:40

Tamanho do texto A - A+

Propaganda em rede

Agência de RP integra grupo com mais sete empresas do Estado para serviços na área de marketing

Por: RAISSA SCHEFFER - Gazeta do Ribeirão

A agência de publicidade e propaganda 6P, de Ribeirão Preto, se uniu a outras sete agências do Interior, Litoral e Capital para a formação da Rede SP Adag, de prestação local de serviços na área de marketing. A ação, inédita no Estado, nasce com um faturamento bruto de R$ 100 milhões e com uma carteira superior a cem clientes.

De acordo com o diretor da 6P, Daniel Malusá Gonçalves, a ideia surgiu de uma necessidade comum das empresas de conhecer novos mercados. “Nada melhor do que conhecer um determinado mercado com o apoio local. E essas agências precisavam de um maior conhecimento regional, para selecionar quais tipos de mídias poderiam ser utilizadas nas regiões, por exemplo.”

A agência de Ribeirão entra para a rede com uma carteira de 25 clientes ativos, e vai fazer parceria com as agências Adag, de São Paulo, Portal (Campinas), KMS (São José dos Campos) MRTempo (Bauru), Audi (Presidente Prudente), Cia. Santista (Santos) e Rede Múltipla (São José do Rio Preto). Segundo Gonçalves, o processo para a formação da rede começou há nove meses. “Temos um trabalho regional forte e essa parceria vai auxiliar todas as agências na montagem estratégica para cada praça”, disse.

Para o publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Barão de Mauá Francisco Garcia Soares de Oliveira, a iniciativa mostra a tendência de reinvenção dos negócios na área de propaganda e marketing. “Hoje, as relações mudaram e a fusão e parceria entre agências é o caminho”, disse. Mas, segundo Oliveira, a relação dentro da parceria também tem de funcionar. “É a grande saída desde que haja uma afinidade profissional.”

De acordo com o presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão (APP), Luiz Gustavo Villela, diretor da Jardim comunicação, esse tipo de parceira também é importante para a troca de informações. “É uma tendência que renova os profissionais envolvidos. É uma prática comum nas capitas e que crescer no Interior e na nossa região.”

OS NÚMEROS

O mercado da propaganda

8 É o total de agências, uma de Ribeirão Preto, que se uniram para formar a Rede SP Adag
100 mi De reais é o faturamento bruto aproximado de todas as agências da Rede SP Adag
450 Agências da região fazem parte da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)

Parceria deve ajudar mais as menores

A parceria ajuda a fortalecer o trabalho de pequenas agências, segundo o publicitário Francisco Garcia Soares de Oliveira. “Em Ribeirão, por exemplo, temos muitas agências pequenas. Esse trabalho conjunto ajuda esses profissionais a ganharem espaço.” Para o presidente da APP-Ribeirão, Luiz Gustavo Villela, as pequenas agências serão muito beneficiadas com essa ação. “Muitas não tem clientes grandes e precisam de informações sobre as ações estratégicas a serem tomadas.” De acordo com Villela, em geral, os resultados do setor em Ribeirão são positivos, mas existem os mais precipitados, que não conseguem consolidar sua agência no mercado. “Temos um grande volume de cursos e de novos profissionais na cidade, e muitos deles montam agências antes de se profissionalizar e conhecer realmente o mercado, um erro que faz com que essas empresas sejam fechadas em pouco tempo.”

VOLTAR IMPRIMIR