04 de Junho de 2010 - 11h:51

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Micros e pequenas empresas puxam queda dos pedidos de falência em maio, revela Serasa Experian

Número de requerimentos é o menor desde 2005

Por: Indicador Serasa Experian

Em maio de 2010, foram registrados 160 pedidos de falência em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Foi o menor número verificado para um mês de maio, na comparação com anos anteriores, a partir da vigência da nova Lei de Falências (junho de 2005).

O fato do quinto mês do ano ter apresentado o menor número de falências requeridas em cinco anos deve-se não apenas aos critérios nova Lei de Falências, mas, sobretudo, ao crescimento acelerado vivido pela economia brasileira neste primeiro semestre de 2010. Prova disto é que os pedidos de recuperação judicial realizados em maio deste ano (28 requerimentos) recuaram 60,0% em relação ao mesmo mês de 2009, representando o segundo menor volume para um mês de maio desde 2006, perdendo apenas para maio de 2008 (com 25 recuperações judiciais requeridas).

Dos 160 pedidos de falência observados em maio, 93 foram de micro e pequenas empresas, 43 de médias, e 24 de grandes. As micro e pequenas empresas, que têm seus negócios mais direcionados ao mercado interno, apresentaram a maior queda nos pedidos de falência, na comparação maio/10 sobre maio/09 (-43,3%). As grandes, e principalmente as médias empresas, apresentaram variações negativas menores    (-38,5% e -17,3%, respectivamente). Isto porque as empresas exportadoras –especialmente as de médio porte – ainda encontram dificuldades diante do real valorizado e de um cenário internacional de baixo crescimento, agravado com a recessão em vários países da zona do euro, em razão da crise fiscal na região.

Na relação entre os acumulados, os requerimentos de falência também apresentam queda. De janeiro a maio de 2010 foram 790 pedidos, contra 945 nos cinco primeiros meses de 2009. Vale destacar que em tal período do ano anterior, a economia passava pelos efeitos da crise financeira global.

A perspectiva é  de que os indicadores de insolvência das empresas devam continuar caindo, diante da normalização do mercado de crédito. No contraponto está o aperto monetário, que deve ser intensificado, podendo criar problemas para os negócios mais dependentes de recursos de terceiros – que estarão mais caros –, e com a atividade econômica menos aquecida. As exportadoras continuarão encontrando dificuldades dado o cenário externo.

*Veja abaixo tabela com os números completos de falências e recuperações, por porte:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte. 

Contato:

Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Eldi Willms 5511 2847-8427 eldi.willms@br.experian.com
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
Marcos Fidalgo 5511 2847-9181 marcos.fidalgo@br.experian.com

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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