26 de Julho de 2010 - 09h:41

Tamanho do texto A - A+

Sicme orienta empresário por meio do Cae

Por: O Documento

Cerca de 870 pessoas já passaram pelos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) de Campo Novo do Parecis (397 km de Cuiabá), Itaúba (599 km de Cuiabá) e Guarantã do Norte (721 km da Capital) desde o começo de 2010. Estas pessoas buscaram informações e capacitação. De 2009 para cá a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia já inaugurou 34 CAEs em todos os recantos de Mato Grosso.

O perfil dos empresários que passam pelo CAE é de empreendedor formal, mas os informais também buscaram informações para legalizar seu empreendimento. As dúvidas mais frequentes são sobre o planejamento, portal do empreendedor, empreendedor individual, quem pode se tornar e como ele funciona. Ainda há dúvida sobre inscrição estadual e como tirar nota fiscal. Além disso, também recebem orientação sobre Microcrédito e financiamento.

No município de Itaúba os jovens são os que mais procuram o Centro de Atendimento pensado em capacitação para o mercado de trabalho. Em Guarantã do Norte as capacitações realizadas foram para empresas que participam de Compras Públicas Governamentais e também várias palestras sobre Empreendedor Individual. Já em Campo Novo do Parecis os que mais se destacam na procura do CAE são os empresários informais.

O objetivo do CAE é de fomentar e fortalecer o comércio em Mato Grosso, estimular a criação de novos empreendimentos, saída dos empresários da informalidade, desburocratização e integração com órgãos parceiros etc.

VOLTAR IMPRIMIR