26 de Julho de 2010 - 09h:44

Tamanho do texto A - A+

Adesão ao programa Empreendedor Individual atinge 40%

Por: FinancialWeb

O programa Empreendedor Individual, lançado em 2009 pelo Governo Federal, atingiu 40% da meta nas adesões. Ao todo, até o final de junho, mais de 400 mil trabalhadores aderiram ao projeto. A iniciativa tem objetivo de estimular os trabalhadores informais a regularizarem suas atuações.

De acordo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), o programa pretende atingir o número de 3.215 inscrições por dia para chegar a um milhão de cadastrados até o final do ano. Em 2003, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 10.355.964 trabalhadores informais em atividade. O estado brasileiro campeão em formalizações é São Paulo, que no final do mês de maio já inseriu no mercado de trabalho formal 67.197 pessoas.

De acordo com o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, esse é o momento para intensificar os trabalhos em relação ao programa Empreendedor Individual. "Atingir 40% da meta é muito importante dentro do programa, pois estimula que o foco no trabalho não se perca. Agora, com bons resultados, temos como estimular quem ainda não aderiu ao projeto", afirmou.

O Distrito Federal é a unidade federativa que alcançou o maior percentual da meta anual. Até agora, mais de 75% foi atingida. A meta local é cadastrar 9.572 trabalhadores até o final de 2010. Dados do IBGE indicam que no Distrito Federal há atualmente 95.720 trabalhadores informais em atividade.

VOLTAR IMPRIMIR