09 de Agosto de 2010 - 10h:02

Tamanho do texto A - A+

Produtores transformam propriedades em empresas rurais

Por: Canal Rural

A qualidade dos cafés especiais produzidos no norte pioneiro do Paraná vem conquistando o mercado e os consumidores. As razões desse sucesso são o domínio das boas práticas agrícolas por parte dos produtores e o zelo em todas as etapas produtivas. Porém, para garantir a sobrevivência sustentável no competitivo ambiente do agronegócio do café é preciso desenvolver uma visão empresarial aguçada.

O fortalecimento dessas habilidades é o objetivo do Projeto Gestão de Empreendimentos Rurais, que contempla um grupo de 18 produtores, todos vinculados à Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e apoiados pelo Sebrae estadual e outras entidades por meio do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná.

Em busca da excelência, esses cafeicultores aceitaram o desafio de instituir um modelo empresarial em sua atividade e, durante os próximos oito meses, passarão por um processo intenso de capacitação em gestão de empreendimentos rurais e adoção de novos processos e controles.

O Projeto Gestão de Empreendimentos Rurais é composto por módulos que abordam gestão rural, qualidade, mercado e comercialização, manejo e outros treinamentos técnicos. Ao final de cada fase, os participantes receberão consultorias individualizadas e o acompanhamento técnico de especialistas.

– Ao final de cada módulo, os participantes se comprometem a cumprir tarefas. Na primeira fase, por exemplo, deverão realizar um inventário completo de suas propriedades. Essas atividades práticas geram dúvidas, então a consultoria é essencial para não causar desmotivação – comenta a oordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae Paraná, Andréia Claudino.

O Projeto Gestão de Empreendimentos Rurais é uma iniciativa do Sebrae Paraná em parceira com a Acenpp e o Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).

VOLTAR IMPRIMIR