18 de Agosto de 2010 - 10h:18

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Ainda é possível vencer sozinho?

Por: Administradores

Quanto mais estudamos a história dos negócios, mais percebemos que a imagem daquele indivíduo que venceu "sozinho" vai desaparecendo. Por "sozinho", não devemos entender que ninguém ajudou ou colaborou com as realizações deste empreendedor dos tempos passados. Claro que ele recebeu a colaboração de várias pessoas. Mas o fato é que cabia a ele uma parte relativamente maior em todo o processo que nos dias atuais, porque no passado, o volume de informações necessárias para ousar em negócios era infinitamente menor que nos tempos atuais. As colaborações recebidas facilitavam o êxito. Mas agora, a colaboração é condição indispensável ao sucesso.

 

Hoje, na sociedade da hiperinformação, nenhum de nós dá conta de possuir o conhecimento e todas as informações relevantes sobre as diferentes áreas que compõem o sucesso nos negócios. Precisamos estabelecer parcerias, utilizar consultorias, integrar uma rede de relacionamentos de qualidade, participar em palestras, seminários, feiras, e de muita leitura.

 

Quais são suas parcerias? Qual a qualidade delas?

Com quais consultorias você mantém contato? Qual a frequência deste contato?

Como anda a sua rede de relacionamentos? Eles são realmente significativos?

De quais eventos você tem participado?

O quê e quanto você tem lido? De onde vem a indicação do que vale a pena ler?

 

O empreendedorismo do passado era baseado mais no esforço e persistência que no conhecimento. Hoje, o empreendedorismo de oportunidade ou empreendedorismo de negócios (baseado em conhecimento, parcerias, etc) supera o empreendedorismo por necessidade e, consequentemente, requer um volume de conhecimento muito maior.

 

No mundo do empreendedorismo de negócios, a garra, a persistência, a determinação e a obstinação pelo sucesso continuam sendo essenciais, mas não triunfarão na ausência deplanejamento estratégico, conhecimento relevante, do trabalho em equipe, e redes de relacionamento de extrema qualidade. Hoje, não se vence mais "sozinho". A figura do empreendedor continua com seu destaque à frente das iniciativas, desenhando o futuro, mas precisará de outras pessoas para ajudá-lo a colorir este desenho, agregar valor e torná-lo desejado e valorizado pelo mercado. Não existe pintor de sucesso sem marchant, não é verdade?

 

Dedique-se mais a conhecer pessoas com expertise em áreas afins e diferentes da sua, estabeleça parcerias ganha-ganha, construa uma rede de relacionamentos não triviais, mas baseada em valores e conhecimento relevante para a vida e os negócios, e descubra quem pode ser seu mentor sobre as obras que você não pode deixar de ler em sua constante atualização para o sucesso.

 

Sucesso é esporte coletivo!

 

Até mesmo o genial Oscar Schmidt*, orgulho da nação e meu particular amigo, precisava de uma equipe bem formada para que seu talento pudesse brilhar ainda mais nas quadras. Oscar era o empreendedor do time, ele liderava as pessoas para darem o máximo de si em favor da vitória. Ele não se contentava com o que sabia, buscava conhecimento incessantemente; suas cestas de três pontos foram fruto de milhares de horas aperfeiçoando seu arremesso. Ele defende que talento é balela, o que vale é a preparação. Quem você acha que mais motivava a equipe para treinar mais e estar mais bem preparada até para um amistoso? Ele!

 

Você tem feito isso com sua equipe?

Você tem se preparado com obstinação para vencer?

Você é a pessoa que mais se dedica? A que chega mais cedo e sai por último?

Você é a pessoa mais obstinada em obter conhecimento?

 

Se vê respondeu sim a estas perguntas está no caminho certo para escrever seu nome na história dos negócios, assim como o Oscar escreveu o dele na história mundial do basquete.

 

Inspire-se no legado do Oscar Schmidt*, mostre ao mundo o que você é capaz de fazer!

 

Lembre-se: No mundo dos negócios, as regras do jogo mudam constantemente. Para caminhar para trás basta ficar parado...

 

Mova-se em direção ao seu objetivo. Faça isso agora!

Carlos Hilsdorf

 

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.

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