23 de Agosto de 2010 - 12h:22

Tamanho do texto A - A+

Micro e Pequenas Empresas – Faturamento Real em crescimento

Por: Luiz Felipe T. Erdei - Agência Notícias

Diagnosticar as origens e os resultados conquistados pela economia brasileira é discorrer um longo texto, desde informações agregadas antes da crise financeira mundial até dados após o fim do colapso, este por sinal altamente benéfico ao Brasil – a população começou a ter maior poder de compra e as empresas a destinarem maiores investimentos.

Apesar das micro e pequenas empresas estabelecerem alta na falta de cumprimento com suas honras financeiras, o faturamento real, ou seja, sem a inflação, saltou 10,7% nos primeiros três meses deste ano em comparação ao período igual do ano passado. Pesquisa de Conjuntura veiculada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) ponderou que esse salto reflete a recuperação do país ante os impactos da crise mundial em 2009.

A indústria, segundo o portal de notícias G1, foi o setor que melhor apresentou-se no trimestre em questão, com alta de 19,7%. Serviços e comércio representaram, respectivamente, ascensão de 11,5% e 7,1%. O interior do Estado, admite o Sebrae-SP, conseguiu o índice mais elevado, estando a frente da própria capital, da região metropolitana e do Grande ABC.

Contudo, o segundo semestre de 2010 marcou uma queda de 3,7% no faturamento real. No confronto anual, porém, a expansão foi de 5,6%. O estudo indica que os micro e pequenos empresários estão otimistas para com os próximos meses, principalmente se considerada a economia atual do país.

VOLTAR IMPRIMIR