18 de Outubro de 2010 - 15h:25

Tamanho do texto A - A+

VOTAÇÃO: credores decidem em assembleia se arrendam ou não a Cerâmica Santa Gertrudes

Por: Ednéia Silva - JC Rio Claro

A Justiça publicou na sexta-feira (15) um edital convocando os credores da Cerâmica Santa Gertrudes para uma assembleia que será realizada no próximo dia 27, às 13h30, no auditório do Rio Claro Plaza Hotel. A assembleia será realizada para discutir o arrendamento da empresa, que está em processo de recuperação judicial desde 2007.

A assembleia precisa ter quórum de no mínimo a metade dos credores em cada classe. Caso isso não ocorra, nova assembleia será realizada no dia 3 de novembro, no mesmo horário e local, com a presença de qualquer número de credores. Os interessados podem retirar cópia da proposta a ser discutida (plano de recuperação) na 4ª Vara Cível no Fórum.

"A assembleia vai definir se vai arrendar ou não a cerâmica", explica o sindicalista Ademar Rangel da Silva, presidente do Siticecom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmica, Refratários, Construção, Montagem Industrial, Pavimentação, Obras e do Mobiliário de Limeira e Região).

De acordo com ele, tem uma empresa interessada em arrendar a cerâmica e assumir as dívidas da empresa. A proposta será submetida à análise dos credores, que vão decidir se a aprovam ou não. Rangel acredita que a melhor opção seria o arrendamento, já que a outra seria o pedido de falência. Nesse caso, observa, os trabalhadores ficariam desempregados e teriam que reivindicar seus direitos na Justiça.

Hoje, segundo Rangel, o pagamento dos salários está em dia. A Cerâmica Santa Gertrudes estava arrendada para a empresa Itecel Cerâmica, que a administrou até o mês passado, quando foi feita a reintegração de posse para os proprietários da Cerâmica Santa Gertrudes. Desde então, a produção foi interrompida e os trabalhadores estão parados.

Rangel não soube informar o nome do interessado no arrendamento, só sabe que ele é proveniente de Belo Horizonte (MG). Informações extraoficiais dão conta de que ele foi encontrado pela própria Cerâmica Santa Gertrudes. O arrendador teria capital disponível para investir e retomar as três linhas de produção, o que poderia evitar a falência da empresa.

A reportagem tentou entrar em contato com a empresa, mas o número que consta do site está fora de serviço.

VOLTAR IMPRIMIR