06 de Dezembro de 2010 - 11h:34

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Atividade do comércio mantém-se aquecida em novembro, aponta Serasa Experian

Natal de 2010 será um dos melhores da década

Por: Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 1,9% no mês de novembro em relação ao mês anterior (outubro/10), já descontadas as influências sazonais. Este resultado positivo do mês de outubro foi puxado pela alta de 2,7% no movimento das lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios bem como pela elevação de 2,4% no movimento das lojas de material de construção.

Todos os demais setores varejistas também apresentaram expansão durante o mês de novembro, variando entre 0,7% (supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas) até 1,9% (móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática).

A aceleração da atividade do comércio em novembro confirma a tendência da consolidação de um ritmo de expansão do consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo, observam os economistas da Serasa Experian.

Na comparação anual, isto é, contra novembro de 2009, o crescimento de 11,2% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 19,0%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 12,2%).

Desempenho de janeiro a novembro

O movimento da atividade varejista encerrou o período de janeiro a novembro de 2010 com uma expansão de 10,0% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 17,1% e 15,1%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 12,0%, também registra desempenho bem favorável no acumulado do ano de 2010.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

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