13 de Dezembro de 2010 - 18h:32

Tamanho do texto A - A+

Setor aéreo vai se recuperar antes do esperado, diz Airbus

Por: Associated Press

O setor aéreo internacional vai se recuperar mais rápido do que o esperado, afirmou hoje a fabricante europeia de aviões Airbus, prevendo uma demanda de cerca de US$ 3,2 trilhões em novas aeronaves de passageiros e de carga em nível mundial nos próximos 20 anos.  

As projeções mostram a necessidade de 26 mil aeronaves, um pouco acima das estimativas anteriores, de 25 mil. Forte crescimento em novos mercados e as companhias aéreas de baixo custo na Ásia vão ajudar a impulsionar a demanda. Embora o tráfego aéreo mundial historicamente dobre a cada 15 anos, é esperado que isso ocorra em apenas seis anos na Índia e na China, segundo informou a empresa.

As estimativas de longo prazo da Airbus foram ligeiramente superiores às do ano passado, quando a companhia previa demanda por 25 mil novas aeronaves de passageiros e carga, no valor de US$ 3,1 trilhões, a serem entregues a partir de 2009, até 2028. A empresa afirmou que a maioria das entregas deverá ser no segmento de aviões de um corredor.

Na última década, apesar dos ataques e da crise de 11 de setembro de 2001, o tráfego aéreo global cresceu 45%.

Em 4 de novembro, o superjumbo A380 Qantas, um avião da Airbus, fez um pouso de emergência em Cingapura, no momento mais importante em termos de segurança para a gigante do setor aéreo, desde quando a empresa começou seus voos comerciais, em 2007.

Além disso, um juiz francês colocou o diretor de operações da companhia, John Leahy, sob investigação de "insider trading". As investigações começaram depois que a EADS, controladora da Airbus, sofreu uma queda de 26% no preço das suas ações em junho de 2006, acompanhando o anúncio do agravamento nos atrasos no modelo A380.

VOLTAR IMPRIMIR