28 de Fevereiro de 2011 - 12h:45

Tamanho do texto A - A+

Mapfre lucra R$ 360 milhões no Brasil

Por: Lucas Vettorazzo

A Mapfre Seguros, empresa do grupo espanhol Mapfre, que no ano passado fundiu sua operação brasileira com a da seguradora do Banco do Brasil, criando o Grupo BB & Mapfre, fechou 2010 com lucro líquido de R$ 360,2 milhões, incremento de 89,9% em comparação com o desempenho de 2009. O lucro bruto, antes de impostos e participações, encerrou 2010 em R$ 522 milhões, crescimento de 43,3% na comparação anual.

O presidente da Mapfre Seguros, Antônio Cássio dos Santos, afirmou que acreditava que 2010 seria um ano mais difícil para a companhia, por conta dos preparativos para a fusão com a seguradora do Banco do Brasil. No momento, informou, a fusão ainda não está concluída na Superintendência de Seguro Privado, a Susep, mas a expectativa do executivo é que ela seja efetivamente consolidada em, no máximo, 90 dias. O objetivo do negócio é distribuir os seguros da Mapfre pela rede de clientes do Banco do Brasil. Cássio garantiu, contudo, que operacionalmente as duas empresas já estão unidas.

Os números apresentados, porém, correpondem aos últimos resultados da seguradora do grupo espanhol antes da fusão com o BB.

PRÊMIOS. O faturamento em prêmios obtidos com seguros totalizou R$ 4,7 bilhões, montante 7,1% superior ao verificado em 2009.

Cássio afirmou que a operação brasileira foi a segunda maior do grupo no mundo, sendo superada apenas pela operação da Espanha, país sede da holding Mapfre.

"O ano passado foi um ano excepcional para a Mapfre no Brasil e registramos crescimento em todas as nossas linhas de negócios.

Nossas operações têm crescido continuamente. Há nove anos, por exemplo, nossa receita era a metade do que registramos de lucro atualmente", explicou Cássio.

O patrimônio líquido da empresa cresceu 20,2% em 2010, atingindo R$ 1,85 bilhão.

Os ativos totais consolidados da seguradora registraram expansão de 17,1%, chegando a R$ 8,3 bilhões. As provisões técnicas acompanharam o ritmo de crescimento e se expandiram 17,8%, alcançando R$ 5 bilhões.

A seguradora atua no Brasil tanto nos chamados seguros de varejo (vida, saúde e automóveis) quanto nos seguros de grandes riscos, como seguros para indústrias e operações de resseguro.[2]

Segundo Cássio, o sucesso da seguradora é reflexo da estratégia da empresa de ser o mais abrangente possível no País. A empresa está no Brasil desde 1992 e atualmente atua com com 12,3 mil corretores, 2,87 mil funcionários e uma base de clientes de 15 milhões.
VOLTAR IMPRIMIR