03 de Março de 2011 - 12h:22

Tamanho do texto A - A+

Empresários de MT querem buscar novas oportunidades

Missão Empresarial à China da Fiemt oferece pacote diferenciado e benefícios aos industriais

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema FIEMT

Detentora da segunda maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) calculado em US$ 5,8 trilhões e crescendo cerca de 10% ao ano, a China deixou de ser um mercado "alternativo" para a compra de produtos caracterizados como inferiores em preço e qualidade para despontar como provedora de equipamentos de alta tecnologia e na melhor relação custo/benefício. Diante deste cenário, muitos empresários brasileiros e mato-grossenses têm buscado no país asiático oportunidades para aumentar a competitividade dos negócios e utilizando a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) como ponte para essa comercialização, por meio da Missão Empresarial à China, que neste ano ocorrerá de 08 a 21 de abril.

Desde 2005 a instituição organiza e participa das missões à Ásia com o objetivo de auxiliar os empresários do Estado a prospectar negócios, identificar fornecedores, clientes, parceiros, além de promover o aumento da rede de relacionamentos empresariais e da percepção das tendências de mercado, por parte do participante. Organizada pela Fiemt, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-MT), em parceria com a China Trade Center e UCB Turismo, a programação contempla passagem por Dubai, Beijing, Hong Kong e Guangzhou, onde ocorre a 109ª Canton Fair, maior feira multisetorial da Ásia e segunda maior do mundo.

Para o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o incremento consistente da comercialização entre Brasil e China (exportação e importação) pode propiciar também maior abertura de mercado para os produtos mato-grossenses. "O empresário que vai nas missões consegue visualizar o tamanho dessa oportunidade. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) constatou que 21% das empresas consultadas registram importação de matéria-prima do país, 38% das que importam máquinas e equipamentos do país pretendem aumentar suas compras e 50% das empresas industriais brasileiras já definiram uma estratégia para enfrentar a competição com os produtos chineses", afirma Milan ao complementar que este é um mercado muito amplo para diversos negócios. De acordo com o presidente da federação estadual, a importação ganhou muita força devido ao câmbio baixo, porém para Mato Grosso o importante também seria incrementar a pauta de produtos exportados, para agregar valor aos produtos mato-grossenses enviados ao mercado externo.

O pacote oferecido pela Fiemt disponibiliza alguns diferenciais para atrair empresários mato-grossenses, como a disponibilização de um estande da própria instituição e parceiros, no Pavilhão Internacional, para exposição de produtos regionais e uma visita à cidade de Foshan, conhecida como a capital de cerâmica da China, que representa um importante centro comercial na região do Delta do Rio Pérola.

Os empreendimentos na cidade são, em sua maioria, atuantes nos segmentos de cerâmica, aço, louças, têxteis, metais não-ferrosos, móveis, máquinas para madeira, flores e produtos de plástico. Outro diferencial da Missão 2011 é o benefício às indústrias associadas aos sindicatos patronais que compõem a instituição, que terão desconto de 100 dólares no pacote, como forma de estímulo.

A missão - A coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, destaca que a visita a Foshan virá ao encontro do anseio dos empresários que querem iniciar um relacionamento com os chineses objetivando novas parcerias. "A cidade oferece muitas oportunidades para o setor da construção civil, que é um dos mais "aquecidos" em nosso Estado e também onde atua a maioria dos participantes que já garantiram vaga na Missão. Nossa proposta é de oferecer, no mínimo, 5 contatos de fornecedores chineses para cada negócio, cada participante".

O pacote inclui ainda passagens aéreas, vistos de entrada na China e Emirados Árabes, hospedagem, transfer nos aeroportos, city tour, visitas culturais e, em especial na feira, assessoria completa ao grupo no que se refere a tradutores, ponto de apoio no local, orientações para importação/exportação e identificação de expositores. A coordenadora do CIN-MT ressalta que o empresário também tem a opção de escolher entre 3 tipos de adesão ao pacote, participando da Missão apenas como visitante na Canton Fair, como visitante e expositor do Pavilhão Internacional ou somente como expositor na feira.

O prazo para as inscrições vai até 4 de março. Mais informações (65) 3611-1655.

Foshan - É adjacente a Hong Kong e Macau. Foshan tem como objetivo acomodar o seu desenvolvimento econômico com padrão internacional, envolver-se amplamente na economia mundial e promover a globalização, fazendo uso das vantagens do mercado de Hong Kong. Localizado no centro-sul da Província de Guangdong, está no coração do Delta do Rio Pérola. Atualmente, Foshan tem cinco distritos: Chancheng, Nanhai, Shunde, Gaoming e Sanshui.

A localidade reúne a maior base de processamento e distribuição de aço inoxidável e de produção de alumínio da China, além de possuir a maior base de produção de hardware no sul do país. A cidade cobre uma área total de 3848,49 km2 e uma população de quase 6 milhões de habitantes, segundo o Centro de Comércio Exterior e Cooperação Econômica de Foshan.

VOLTAR IMPRIMIR