31 de Março de 2011 - 10h:53

Tamanho do texto A - A+

Efeitos do clima na agricultura serão discutidos por países do Cone Sul

Ministros da Agricultura de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai reúnem-se em Buenos Aires no Conselho Agropecuário do Sul

Por: Agrolink

Os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola será um dos temas discutidos pelos ministros da Agricultura do Cone Sul, em encontro que acontece em Buenos Aires, na Argentina, até sexta-feira, 1º de abril. Os ministros estarão presentes na 20ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). É o primeiro encontro do CAS sob a presidência do ministro brasileiro, Wagner Rossi, que assumiu o posto em outubro de 2010.

Rossi diz que o encontro é uma oportunidade para compartilhar as estratégias para o setor agrícola dos países da região. “Juntos, nossos seis países têm grande peso no mercado mundial de alimentos. E é importante que tenhamos a oportunidade de trocar visões e falar sobre os desenhos de nossas políticas públicas para ampliar essa participação”, disse.

A evolução dos preços dos alimentos e a oferta mundial de proteína animal e vegetal também estarão na pauta do encontro. Além de Wagner Rossi, estão confirmadas as presenças dos ministros Julián Dominguez (Argentina), Nemesia Achacollo (Bolívia), José Antonio Galilea (Chile), Enzo Cardozo (Paraguai) e Tabaré Aguerre (Uruguai).

Sustentabilidade

O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), lançado no ano passado pelo governo brasileiro, será apresentado pelo ministro Wagner Rossi aos colegas. “A agricultura do Brasil vai dar uma contribuição significativa para a redução da emissão de gases de efeito estufa nos próximos dez anos”, comenta. “Queremos tratar de iniciativas que possam ampliar os efeitos das nossas políticas que tragam segurança alimentar e sustentabilidade”.

O programa ABC prevê recursos e linhas de financiamento mais baratos e em melhores condições aos produtores brasileiros que adotem boas práticas agronômicas. “Precisamos compatibilizar aumento de produção e preservação ambiental. Acho que essa preocupação é de todos os países da América do Sul”, disse Wagner Rossi

A agenda do conselho inclui ainda assuntos relacionados à sanidade animal e vegetal. Os encontros terão a participação de especialistas, acadêmicos, representantes do setor privado e pesquisadores. Na sexta-feira, está prevista, às 12h45 (horário local), uma coletiva de imprensa dos ministros.

Saiba mais

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) foi criado em 2003 e constitui foro de discussão e coordenação de ações em políticas públicas para a agricultura dos governos dos países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O organismo prevê a realização de, pelo menos, duas reuniões ordinárias por ano.

VOLTAR IMPRIMIR