05 de Maio de 2011 - 16h:02

Tamanho do texto A - A+

Número de falências de empresas atinge em abril menor patamar em seis anos

Por: MSN Dinheiro

O número de falências decretadas caiu 5,66% entre março e abril, passando de 53 para 50 registros, atingindo o menor patamar em seis anos, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta quinta-feira (5).

Do total das falências do mês passado, 46 decretos foram de micro e pequenas empresas, 3 de médias e apenas um de grandes incorporações.

Já em abril do ano passado, o número de empresas que tiveram a falência decretada chegou a 68, o que remete a uma queda de 26,5%. Dessas, 60 eram micro e pequena empresa, sete eram médias e apenas uma era classificada como grande empresa.

Requerimentos

Quanto ao processo de falências requeridas, o indicador constatou redução de 22,63% em abril deste ano (133 requerimentos), frente a março (172 requerimentos). Na comparação com março de 2010 (146 requerimentos), também houve queda, de 8,90%.

Nesse quesito, as MPEs foram responsáveis por 94 pedidos no mês passado, as médias empresas por 24 e as grandes empresas por 15 requerimentos.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade econômica mais aquecida, somada ao bom desempenho do comércio e da indústria de alimentos em abril, como reflexo das compras do Páscoa, proporcionou a geração de receitas acima do estimado, contribuindo para dar liquidez às empresas, em um momento de capital de giro mais caro.

Recuperações

No mês passado, os pedidos de recuperação judicial recuaram 8,33%, passando de 48 verificados em março para 44 um mês depois. Desse total, 19 requerimentos foram de MPEs.

Com relação às recuperações judiciais deferidas, foram 27 em abril, contra 29 em março. Na comparação anual, abril do ano passado registrou 19 deferimentos.

No último mês, houve 13 concessões de recuperação judicial e nenhuma recuperação extrajudicial foi requerida ou homologada no mês passado.

VOLTAR IMPRIMIR