24 de Maio de 2011 - 15h:18

Tamanho do texto A - A+

JHSF e Daslu chegam a um acordo

Por: Valor Online

A disputa entre JHSF e Daslu, que foi parar numa Câmara de Arbitragem no ano passado, está praticamente resolvida. Segundo o Valor apurou, a incorporadora - dona do Shopping Cidade Jardim - chegou a um acordo com os novos controladores da Daslu, a Laep Investments. O resultado prático: a Daslu terá uma loja 50% maior em um novo andar do Shopping Cidade Jardim e poderá montar uma loja no concorrente Iguatemi JK, mas com metade do tamanho originalmente previsto.

De parceiros fiéis, Daslu e JHSF tornaram-se rivais em pouco tempo. Em 2007, Eliana Tranchesi e Zeco Auriemo, dono da JHSF, assinaram um contrato que abrigava a Daslu como âncora do Cidade Jardim por um período de 20 anos. Na época, uma cláusula do contrato, previa que a Daslu não poderia abrir outra loja em São Paulo fora de um empreendimento da JHSF - e constava, ainda, a abertura de lojas Daslu em shoppings da JHSF em outras capitais, como Rio de Janeiro. A pedido de Tranchesi, o contrato estipulava que - caso o Cidade Jardim fosse vendido - o grupo Iguatemi não poderia ser o comprador. A rivalidade de Tranchesi e o grupo Iguatemi vem dos tempos em que os grupos duelavam pela seleta clientela de luxo.

O imóvel neoclássico que abriga a Villa Daslu pertencia à WTorre, que era dona de todo o terreno onde está o Complexo JK - onde estão o Santander, duas torres comerciais e o Shopping Iguatemi JK -, hoje nas mãos da sociedade formada por WTorre e BTG Pactual.

O imbróglio começou depois que a construtora WTorre e o Iguatemi ficaram sócios no shopping. O prédio que hoje abriga a Villa Daslu será reformado e se transformará em escritórios, enquanto a varejista de artigos de luxo vai migrar para o novo shopping. A JHSF entendeu o movimento como quebra de contrato e a questão foi levada à Câmara de Arbitragem. Com o acordo, o processo fica suspenso.

A nova loja da Daslu no Iguatemi JK deve ter cerca de 1,6 mil m2, ao invés dos 3 mil m2 previstos inicialmente. O Shopping Iguatemi informou, por meio da assessoria de imprensa, que prefere não comentar o assunto.

Ao mesmo tempo, a Daslu, que hoje está no andar térreo do Cidade Jardim, em um espaço de 2 mil m2, passará a ocupar cerca de 3 mil m2 em outro pavimento. A proposta de mudança teria partido do shopping. A loja, segundo apurou o Valor, tem vendido cada vez mais marca própria e menos importados. Procurada, a Laep, que assumiu o comando da Daslu em fevereiro, não quis comentar

A JHSF confirmou apenas a ampliação da área da Daslu no Shopping Cidade Jardim. "A Daslu continua no shopping e mudará para uma área maior que a atual ", disse Eduardo Câmara, diretor financeiro da JHSF.

A concorrência entre JHSF e o Grupo Iguatemi aumentou depois que os incorporadores construíram um shopping de luxo em maio de 2008 no complexo que abriga apartamentos e escritórios do outro lado do Rio. Segundo fontes do setor, a JHSF já estaria preparando uma segunda fase de expansão do shopping, inclusive com novos restaurantes, como resposta à chegada do Iguatemi JK. Entre as lojas interessadas, estariam Gucci e Dior.

Com um tíquete elevado e giro baixo no início, o Cidade Jardim fez sua primeira expansão com lojas mais "populares". No balanço do primeiro trimestre, a receita de shoppings e locações cresceu 26% sobre o mesmo período de 2010.

O Shopping Iguatemi JK, cuja entrega estava inicialmente prevista para setembro deste ano, ficará pronto em março de 2012. Com investimentos de R$ 243,3 milhões e 35 mil m2 de área bruta locável, o shopping está 70% comercializado, segundo balanço.

VOLTAR IMPRIMIR