31 de Maio de 2011 - 15h:41

Tamanho do texto A - A+

Varejistas esperam o melhor Dia dos Namorados em cinco anos

Por: Economia Mirian Gasparin

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 apurou que 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento, na comparação com a mesma data de 2010, quando 54% dos varejistas tinham a mesma percepção. Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Em 2011, 30% esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda.

Para viabilizar o faturamento maior, o varejo deve empreender promoções, muitas em parceria com a indústria. O parcelamento das vendas ao consumidor deverá ser facilitado, tanto que, como mostra a pesquisa, o varejo espera que o consumidor compre mais a prazo.

Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.

Na análise regional, Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data, são 65%. Na sequência estão Nordeste com 62% dos varejistas; Sudeste com 56%; Sul com 53% e Norte com 44%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.

Para os varejistas de todo o país, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500. É a primeira vez que a faixa de valores dos presentes é levantada para a data. Os namorados do Norte gastarão mais com presentes. A região tem a maior parcela  de varejistas (25%) do país apostando em presentes acima de R$ 201.

Neste Dia dos Namorados, os varejistas apontam que os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios 29%; perfumaria e cosméticos 22%; celular e smartphone 19%; flores 12%; chocolates e doces 6%; joias e relógios 5%; eletrônicos 3%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1%; refeição comemorativa em restaurante 1% e viagem 1%. No Dia dos Namorados 2010, os presentes mais demandados foram roupas, sapatos e acessórios 22%; perfumaria e cosméticos 19%; celular e smartphone 25%; flores 15%; chocolates e doces 5%; joias e relógios 5%; eletrônicos 4%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1% e outros 3%.

 Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente.
VOLTAR IMPRIMIR