07 de Junho de 2011 - 15h:13

Tamanho do texto A - A+

EIT passa por fase de recuperação judicial

Por: Diário do Nordeste

A Construtora EIT - Empresa Industrial Técnica S/A entrou com pedido de Recuperação Judicial no sentido de quitar débitos anteriores ao dia 18 de maio de 2011 com cerca de 15 credores. O processo tramita na comarca de Jaguaruana/CE.

Falando pela primeira vez à imprensa sobre o assunto, o diretor jurídico da empresa, Rommel Carvalho, descartou que a empreiteira pudesse fazer cortes entre os seus cerca de 5 mil de funcionários. A Recuperação Judicial é uma medida legal destinada a evitar a falência, proporcionando ao empresário devedor a possibilidade de apresentar, em juízo, aos seus credores, formas para quitação do débito. De acordo com Rommel Carvalho, em um prazo de até 180 dias, o plano de recuperação deverá estar aprovado.

"Continuamos concorrendo em licitações, nossas obras permanecem em prosseguimento. Tudo normalmente", ressaltou ele, acrescentando ainda que em breve deverá ficar definida uma data para uma assembleia com os credores.

O advogado informou ainda que as pendências financeiras da empreiteira variam entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões, dependendo de cada caso.

A EIT posicionou-se também através de nota, onde justifica que a crise financeira de 2008/2009 teria sido um dos motivadores para que o pedido de Recuperação Judicial tenha sido requerido. "O objetivo principal do pedido de recuperação é buscar um alinhamento de interesses entre todos, a saber: empregados, colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, governo, acionistas e potenciais investidores. A Lei de Recuperação de Empresas criou condições para que situações de crise pontual - econômico-financeira - como a que estamos enfrentando no momento - possam ter solução eficaz, preservando a empresa, mantendo-se seguras as unidades produtivas da Companhia e, diante da inequívoca constatação da sua viabilidade econômica, preservando a empresa de sorte a fazê-la seguir cumprindo sua função social", informou trecho da nota enviada ao jornal.

Sobre a empresa

Funcionando desde 1951, hoje, a EIT opera na área de engenharia em todo o território nacional. De lá para cá, foram realizadas diversas obras em todos os estados do Brasil, e fora do País como aeroportos, estradas, barragens, usinas, túneis, avenidas, ferrovias, rodovias, terminais, edifícios, estações de tratamento d´água, pistas, e mais concessões públicas. Entre as principais, podem ser citadas a rodovia Transamazônica e o gasoduto Brasil/Bolívia.

No Ceará, a construtora é a responsável por obras de infraestrutura na barragem Gameleira, no município de Itapipoca; no alargamento da CE-040; no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

Entre os clientes da empresa estão Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco); Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba); CFN (Transnordestina Logística S/A); DER (Departamento de Estradas de Rodagem); Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes); Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas); governos estaduais, dentre eles o do Ceará; Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); Infraero; Petrobras; prefeituras municipais, entre elas a de Fortaleza; Vale; Vicunha Têxtil; entre outros.

VOLTAR IMPRIMIR