20 de Junho de 2011 - 15h:04

Tamanho do texto A - A+

Ásia deve dominar pedidos em feira de aviões

Por: Valor Online

Um pedido recorde de 200 aviões de empresas aéreas asiáticas com grandes orçamentos indica que elas devem dominar a bolsa de apostas de contratos nesta semana durante o Paris Air Show, numa clara evidência da rápida recuperação da indústria global, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Com investimentos em aviões militares de países ocidentais declinando, os olhos dos representantes da indústria de aviação que estarão na feira em Paris na próxima quinta-feira se voltam para a Ásia. Segundo o analista Peter Arment, da Gleacher & Co, dentre os pequenos espaços no mercado mundial, há muitos na região Ásia-Pacífico e nos países emergentes.

A região já é considerada o principal mercado de viagens civis. Prova disso é o acordo de US$ 17 bilhões que a companhia malasiana AirAsia está firmando com a Airbus para adquirir os modelos novos do jato A320. Acredita-se que essa compra deve ultrapassar a feita pela companhia indiana IndiGo em janeiro deste ano, quando foram encomendadas 180 aeronaves A320 da Airbus.

Espera-se que o acordo da AirAsia seja assinado na feira, mas, independentemente, a Airbus pretende vender 500 aeronaves. Entre os compradores do A320 estão a indiana Go Air, que encomendou 72 aviões no valor de US$ 7,2 bilhões, e a GE Capital Aviation Services Limited (GECAS), unidade de leasing de aeronaves comerciais da General Eletric.

O que provavelmente não será respondido no evento é quanto as fabricantes estão ganhando com a venda dos aviões. Com o mercado ainda comprimido, a concorrência entre as fabricantes está cada vez mais acirrada. Segundo apurou a Reuters, as companhias tiveram que baixar muito seus preços no período recessivo para poder manter sua carteira de negócios. Uma fonte disse que a Boeing chegou a oferecer desconto de 50%, além de treinamento, para conseguir bater sua concorrente Airbus. A empresa não quis comentar o assunto.

O Boeing 747-8, a nova versão alongada do legendário jumbo, fez a sua estreia internacional no domingo, mostrando sua distinta silhueta fora dos Estados Unidos pela primeira vez. O pouso do novo avião no Paris Air Show, três meses após seu primeiro voo, marca um show de engenharia desenvolvida pela Boeing. O primeiro 747 fez seu voo inaugural há 42 anos. Desde então, o jumbo, com sua distinta corcunda, se tornou o mais reconhecível avião em todo o mundo. O 747 foi o maior avião comercial do mundo até 2005, quando a Airbus anunciou o A380.

VOLTAR IMPRIMIR