24 de Julho de 2007 - 15h:48

Tamanho do texto A - A+

Campanha de prevenção às queimadas chega às escolas

Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Ministério Público Estadual, Defesa Civil e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se uniram em prol do meio ambiente. Na última sexta-feira (20), representantes dessas instituições e da Rede Municipal de Ensino participaram do lançamento de campanha educativa de combate às queimadas. O secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra, acredita que a medida – também de caráter pedagógico, contribuirá para a conscientização da sociedade. Ele destaca a importância da escola na construção dessa nova postura frente à preservação ambiental.

“As pessoas, aqui em Várzea Grande, têm a cultura de fazer queimadas no quintal. Com essa parceria, acreditamos que os professores irão evidenciar os malefícios causados pelas pequenas queimadas e que os alunos levarão esse aprendizado para casa e se tornarão fiscais da natureza”, espera o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Zito Portela. Lembra que vários projetos ligados à educação ambiental já vem sendo desenvolvidos pela secretaria em unidades municipais de ensino. Entre as ações já em andamento, existe a que incentiva a coleta e reciclagem de lixo entre os estudantes.

O promotor de justiça titular da 20ª Promotoria de Meio ambiente, Gérson Barbosa, afirma serem as queimas de lixos e de entulhos na área urbana as maiores incidências de queimadas registradas no Estado. “Este é um grande primeiro passo; campanhas educativas são obrigações de todos.”

Fonte: Gazeta Digital
VOLTAR IMPRIMIR