Igreja Batista Getsemâni

Qualidade de crédito das empresas interrompe queda no 4º trimestre de 2009, revela Serasa Experian

Empresas comerciais já estão com qualidade de crédito em elevação

Indicador Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo - quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – ficou estável na passagem do 3º para o 4º trimestre de 2009. Assim, o indicador, criado com base nos modelos estatísticos de avaliação de risco de crédito utilizados pela Serasa Experian permaneceu no patamar de 95,50, interrompendo uma trajetória de três trimestres consecutivos de queda.

A estabilização da qualidade de crédito das empresas no 4º trimestre de 2009, proporcionada pela retomada do crescimento econômico e pela normalização da oferta de crédito às empresas, é um sinal de que deveremos presenciar, ao longo dos próximos trimestres, um processo de melhoria na qualidade de crédito das empresas.

Vale notar que o patamar de 95,50 atingido pelo Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas nos 3º e 4º trimestres de 2009 foi o mais baixo de toda a série histórica, iniciada em 2007, revelando o impacto significativo da crise financeira internacional sobre o risco de inadimplência corporativa no país.  

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, nota-se que a estabilização verificada o 4º trimestre de 2009 foi determinada pela interrupção da queda da qualidade de crédito das micro e pequenas empresas (MPEs). Isto porque, tanto para as médias quanto para as grandes empresas, verificaram-se pequenas quedas na qualidade de crédito no 4º trimestre de 2009.

Todavia, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte. 

Análise Setorial

A qualidade de crédito melhorou apenas nas empresas do setor comercial no 4º trimestre de 2009. As empresas do setor industrial mantiverem a sua qualidade de crédito inalterada no último trimestre do ano passado e as empresas de serviços registraram pequena redução (-0,1%). A retomada do crescimento da economia brasileira, impulsionada pelo consumo das famílias, favoreceu a diminuição do risco de inadimplência do setor comercial da economia no 4º trimestre de 2009. 

Entretanto, vale notar que o setor de Serviços, comparativamente aos demais setores, continua na liderança do menor risco de crédito.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Análise por Região

No corte regional, as regiões de renda mais elevada – Sudeste e Sul – continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas. Abaixo da média nacional encontram-se as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos “ratings” atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

Serasa Experian

A Serasa Experian é  líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é  parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está  registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://www.ersadvocacia.com.br