Inadimplência das empresas cai 9,7% no 1º trimestre, mostra Serasa Experian
Na comparação anual, índice também registra queda de 6,3% em relação a março de 2009
Indicador Serasa Experian
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou queda de 9,7% na comparação entre os primeiros três meses de 2010 contra o mesmo período de 2009. No índice anual, março deste ano ante março de 2009, também há queda, de 6,3%. As grandes empresas foram as responsáveis pela redução na comparação anual, com recuo de 26,2% na inadimplência. O decréscimo foi menor entre as médias empresas, com 16,9%, e ainda mais reduzida entre as pequenas, com 4,8%.
Na análise mensal – março comparado com fevereiro 2010 –, a inadimplência das empresas experimentou uma evolução de 26,4%, puxada pelos protestos e cheques devolvidos por falta de fundos, conforme a tabela de decomposição do indicador.
Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas – março de 2010
Bancos | Protestos | Cheques | Geral | |
Variação | 4,6% | 35,6% | 29,5% | 26,4% |
Peso | 22,3% | 40,3% | 37,4% | 100,0% |
Contribuição | 1,0% | 14,3% | 11,0% | 26,4% |
Em termos de valores, os cheques devolvidos por falta de fundos tiveram forte alta entre o primeiro trimestre de 2010 e 2009, atingindo o valor médio de R$ 1.975,84, uma elevação de 37,1%. Já o valor médio dos protestos caiu 13,7% no mesmo período, ficando em R$ 1.556,65. O valor médio das dívidas não honradas com bancos sofreu uma alta leve de 5,4%, e ficou em R$ 4.803,82.
Análise
As quedas verificadas na inadimplência das empresas, nas relações 1º trimestre 2010/2009 e março 2010/2009 são decorrentes da comparação entre duas conjunturas econômicas distintas. Em 2010 o forte crescimento econômico, com baixa inadimplência, e em 2009 a economia em recessão, com inadimplência em alta.
No presente, o bom desempenho das vendas, por causa da demanda crescente do consumidor e de outras empresas, a normalização do mercado de capitais, a confiança dos empresários, o câmbio sem sobressaltos e o espaço para alguns segmentos recomporem margem formam um conjunto de condições favoráveis para os negócios e suas finanças.
O aumento acentuado da inadimplência na relação mensal – março ante fevereiro 2010 –, reflete os cinco dias úteis a mais no terceiro mês, a oferta de crédito ainda não recuperada e as dificuldades das empresas exclusivamente exportadoras, que continuam enfrentando problemas, em decorrência do real valorizado e do baixo crescimento do mercado externo.
A perspectiva é de que a inadimplência das empresas continue regredindo, pela recuperação gradual da oferta de crédito e pelo crescimento econômico. O início do ciclo de aperto monetário para conter a inflação, em abril, não impacta a insolvência das empresas e deve orientar o crescimento do país, de 5%, esperado para o segundo semestre de 2010.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.
Contato:
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Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com
Fonte: ERS Consultoria & Advocacia
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