16 de Novembro de 2017 - 16h:13

Tamanho do texto A - A+

Atividade econômica cresce 0,3% no terceiro trimestre

Indústria e exportações puxaram o resultado, informa Serasa Experian

Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), o terceiro trimestre de 2017 foi marcado por uma nova expansão da economia brasileira. A alta em relação ao segundo trimestre, já efetuados os ajustes sazonais, foi de 0,3%. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 1,2%. Com estes resultados, a atividade econômica acumulou crescimento de 0,4% entre janeiro/17 e setembro/17 na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade da queda da inflação e das taxas de juros aliada ao cenário benigno da conjuntura internacional, impulsionaram a atividade econômica brasileira ao longo do terceiro trimestre deste ano.

Pelo lado da oferta agregada, depois de um forte avanço registrado no primeiro semestre, o setor agropecuário recuou 7,0% no terceiro trimestre. Por outro lado, a indústria cresceu 1,1% e o setor de serviços 0,7% no terceiro trimestre. Todas as variações acima descritas já estão livres dos fatores sazonais.

 

Pelo lado da demanda agregada, os destaques do terceiro trimestre foram altas de 2,4% das exportações e de 0,8% dos investimentos. Do lado negativo, tivemos as quedas de 0,6% no consumo das famílias e de 1,1% no consumo do governo. Por fim, as importações cresceram 4,7% no terceiro trimestre.

 

No acumulado do ano até setembro, a atividade agropecuária acumula taxa de crescimento bastante expressiva: 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a indústria e o setor de serviços ainda apresentam quedas de 0,9% e de 0,4%, respectivamente.

 

Ainda em relação ao acumulado dos primeiros nove meses de 2017, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-0,3%), consumo do governo (-2,3%), investimentos (-4,0%). Somente as exportações e as importações cresceram: 4,6% e 3,7%, respectivamente.

VOLTAR IMPRIMIR